Como funciona a dieta cetogênica: veja como ela ajuda no emagrecimento

  • por em 20 de outubro de 2020
como funciona a dieta cetogênica

Quando o assunto é emagrecimento, a grande estratégia é cortar os carboidratos do cardápio. Dessa forma, as dietas caracterizadas pela baixa ingestão do macronutriente, ganharam grande popularidade. Diante disso, a dieta cetogênica tem conquistado cada vez mais adeptos. Também conhecida como dieta keto, ela propõe uma redução significativa no consumo de carboidratos. Assim, cerca de 10 a 15% das calorias totais do cardápio são destinados aos carbos. Contudo, a quantidade poderá variar conforme o seu estado de saúde e o tempo que pretende seguir a dieta. Isso posto, para fazer a dieta cetogênica, você não deverá consumir alimentos como arroz, pão e açúcar, aumentando, sobretudo, a ingestão de alimentos ricos em gorduras boas, além de consumir bastante proteínas. Quer saber como a dieta cetogênica funciona? Confira neste post!

Sobre a dieta

Engana-se quem pensa que a dieta é recente. Isso porque o cardápio keto foi criado em 1920, com intuito de tratar doenças como diabetes. Dessa maneira, a ingestão de carboidratos é mínima. A dieta cetogênica visa regular a insulina, hormônio liberado quando há ingestão de, por exemplo, massas e açúcares. Logo, ela consiste em evitar que o nosso organismo acumule gordura. Vale ressaltar que por ser muito restritiva, é importante ter um acompanhamento profissional, para saber se a dieta cetogênica poderá ser feita de forma segura.

Como funciona a dieta cetogênica e por que ela ajuda a emagrecer

Na dieta cetogênica a alimentação é baseada na alta ingestão de gorduras boas e proteínas, sendo 30% do cardápio destinado ao consumo de proteínas e 50% de gorduras. Com isso, arroz branco, pães, açúcar e massas, isto é, os carboidrato simples, estão proibidos. Quanto às gorduras e carnes, não há nenhuma restrição. Além disso, é comum que ao iniciar a dieta, seu organismo passe por um período de adaptação. Desse modo, você poderá sentir, durante alguns dias até algumas semanas, dor de cabeça, cansaço e letargia.

A dieta cetogênica ajuda a emagrecer, pois retira a principal fonte de energia do organismo: os carboidratos. Nesse contexto, o corpo precisará usar outras fontes de energia, como a reserva de gordura. Quando o organismo retira energia da nossa reserva de gordura, há o emagrecimento.

Alimentos permitidos na dieta keto

Como dito anteriormente, a alimentação cetogênica é feita a base de gorduras boas e proteínas. Portanto, alimentos como carnes vermelhas; ovos; peixes; embutidos (presunto, mortadela, peito de peru, entre outros); oleaginosas (castanhas e nozes); abacate; requeijão; manteiga e azeite de oliva; e verduras verdes escuras (brócolis, espinafre, couve etc.) são permitidos.

Com isso, evite as leguminosas (feijão, lentilha, soja etc.); alimentos ricos em farinha branca (como pães e macarrão); açúcar; tubérculos (cenoura, batata, mandioca); refrigerantes; e bebidas alcoólicas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.