Como fazer exercícios em casa: confira dicas para se exercitar no conforto do lar

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Não é novidade que a pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeras alterações no mundo que conhecíamos e, claro, em nossas próprias vidas. Algo que muitos não tinham tempo para fazer se transformou em rotina: ficar em casa. O isolamento social, em decorrência da Covid-19, bagunçou os hábitos que tanto nos esforçamos para adquirir. Sabe qual a consequência disso? A ociosidade. O nosso corpo estava habituado a se movimentar, seja em decorrência da prática de atividade física, ou, simplesmente, pela correria do dia dia. Porém, não se preocupe, saiba que é possível fazer exercícios em casa.

Como começar a fazer atividade física em casa

É como diz aquela famosa frase: comece pelo começo. Antes de se aventurar na prática de exercícios em casa, é importante conhecer os seus limites e objetivos. Assim como era na academia, você precisa ter executar algo importante antes de se exercitar: aquecer o corpo . Isso porque o aquecimento é de extrema importância para evitar possíveis lesões e preparar nosso “corpitcho” para o treino.

Isso posto, especialistas afirmam que dez minutos é o bastante para dar aquele pique para iniciar as atividades. Logo, uma boa pedida para se aquecer são os exercícios aeróbicos simples, como polichinelos, caminhada no lugar e pular corda. Tais opções, além de fáceis, são possíveis de se executar em espaços limitados. Tem escada em casa? Subir e descer os degraus também é uma ótima pedida.

A internet como aliada na prática de exercícios em casa

Com a internet, o acesso à informação se tornou muito mais simples e acessível. Com isso, uma boa pedida para você que não sabe por onde começar é buscar por aplicativos destinados a auxiliar na prática de exercícios em casa. São inúmeras as opções de apps, sendo que, todos contém uma lista extensa e criativa de exercícios fáceis. Dessa maneira, o segredo é pesquisar até encontrar o que mais se adeque ao seu condicionamento físico e objetivos.

Ademais, existem diversos canais no YouTube com dicas de treino para você se manter em forma. São vários canais destinados para diferentes práticas, como musculação, alongamento, yoga, pilates, HIIT e outros.

Exemplos de exercícios

Diante disso, sabia que é possível reproduzir, em casa, efeitos dos equipamentos da academia? Os pesos podem ser substituídos por litros de leite, sacos de arroz, de feijão. Além disso, muitos exercícios podem ser feitos com o peso do próprio corpo. Confira alguns exemplos:

  • Afundo: Ele é um exercício que ajuda a fortalecer os glúteos. Para fazê-lo você pode contar com o auxílio de uma cadeira;
  • Agachamento: Ele é ideal para definir os glúteos e as coxas. O agachamento pode ser feito com o peso do próprio corpo ou com auxílio de pesinhos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.