Cabelo oleoso? Saiba como identificar e cuidar

cabelo oleoso como cuidar

A oleosidade não é algo exclusivo da pele. Há pessoas que possuem o cabelo oleoso e, por isso, têm de lidar com alguns empecilhos. Algumas das maiores queixas são: as madeixas ficam com aquele aspecto grudento, além de parecerem bem sujinhas. Vale lembrar que a oleosidade, em quantidades normais, não é algo ruim, pelo contrário.

O óleo dos fios é produzido no couro cabeludo. Sabe qual a sua função? Proteger os cabelos contra poluição e quebra. Contudo, a oleosidade excessiva é prejudicial. Mas você já sabia disso, certo? Além de ser bem incômoda, ela pode gerar problemas à região do couro cabeludo, como dermatite, caspa e, até mesmo, a queda dos cabelos. Ninguém quer isso, né? Pensando em tirar algumas das suas dúvidas, separamos algumas informações acerca do assunto. Confira!

O que pode deixar o cabelo oleoso

São muitas as possíveis causas que podem gerar a oleosidade excessiva. Entre elas estão:

  • Alterações hormonais, fazendo com que as glândulas a produzam mais óleo;
  • Banho quente;
  • Usar secador em temperatura muito elevada;
  • Utilizar produtos que não são os indicados para o seu tipo de cabelo, como cremes e condicionadores.

Como identificar se as suas madeixas são oleosas

Os sinais são bem simples de perceber, então dê aquela atençãozinha pros seus fios e busque saber se:

  • Há presença de oleosidade desde a raiz até as pontas;
  • O cabelo está com aspecto mais pesado;
  • Sente o cabelo sujo rapidamente, cerca de um dia após lavar;
  • Apareceu caspa;
  • Couro cabeludo está coçando.

Como cuidar dos fios

Sei que, você que possui cabelo oleoso, muitas vezes já se pegou pensando que é praticamente impossível lidar com seus fios. Ei, mas saiba que para tudo tem jeito! Dessa forma, seguindo alguns passos simples, ficará mais easy de cuidar dos seus “cabelitchos” e, consequentemente, diminuir a oleosidade.

Trate o seu couro cabeludo com carinho

Nada de esfregar, loucamente, o seu couro cabeludo, viu? Usar muita força ou esfregar com as unhas pode ferir a região, bem como incentivar a produção de óleo.

Utilize produtos próprios para o seu cabelo

Como dito anteriormente, utilizar os produtos errados pode deixar seu cabelo mais oleoso. Desse modo, opte, sempre, por utilizar o que for indicado para as suas madeixas.

Não lave exageradamente

No desespero para tentar tirar o óleo do cabelo, você tende a lavar mais vezes, né? Já pode ir parando! Isso porque quanto mais você lava, mais a situação se agrava. Nosso corpo é inteligente, ou seja, ele vai produzir mais óleo, já que ele entenderá que perdeu muito.

Controle a sua mãozinha

É isso mesmo! Nada de ficar, o tempo todo, passando a mão no seu cabelo. Seus dedos também possuem oleosidade, sendo assim, passará o óleo das suas mãos para os seu cabelo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.