Yoga: conheça as vantagens para a mente e para o corpo

yoga benefícios para a mente e o corpo

Correria. Essa é a palavra que define o dia a dia de muitos. A rotina das pessoas está cada vez mais cheia de afazeres. É tanto estresse, tanta ansiedade, tanta preocupação, que, cuidar de si, acaba ocupando o último lugar na lista de importâncias, concorda? Entretanto, não é novidade que levar a vida dessa maneira reflete na saúde física e, claro, na saúde mental. Dessa forma, pensando nas consequências de tudo isso, as pessoas passaram a dar a devida atenção ao ritmo que vivem, assim como passaram a perceber a importância de interligar o corpo e a mente, fazendo com que ambos fiquem em harmonia. Afinal, mente sã, corpo são, não é mesmo? É aí que entra a Yoga.

Sobre a yoga

Nascida na Índia, mas adorada pelos quatro cantos do globo, a yoga diz respeito à união de três importantes aspectos que regem as nossas vidas: aspectos emocionais, espirituais e físicos. Por ser uma prática completa, ela é capaz de proporcionar um bem-estar pleno, ou seja, a mente e o corpo funcionam em perfeito equilíbrio. Com isso, seus praticantes experimentam a tão desejada sensação de paz e serenidade, além de mergulharem no autoconhecimento. A yoga consiste em exercícios respiratórios, meditação e posturas pensadas com o intuito de trazer relaxamento e plenitude.

Benefícios

Como dito anteriormente, a yoga age tanto no físico como no emocional. Dessa forma, os seus benefícios começam a ser sentidos quase que instantaneamente. Especialistas afirmam que, em uma sessão, você já poderá desfrutar do bem-estar. A yoga é capaz de proporcionar um aumento considerável da flexibilidade, bem como redução do estresse. Sabe a frase “tudo que é demais faz mal”? No caso da atividade, isso não se aplica. Isso porque quanto mais se pratica, mais rapidamente verá os resultados e mais permanentes eles serão. Dito isso, se dedique de corpo e alma, principalmente nos primeiros três meses. Confira abaixo mais alguns dos benefícios da yoga:

  • Traz alívio na ansiedade e estresse;
  • Promove melhorias no equilíbrio, postura e a coordenação motora;
  • Proporciona autoconhecimento e sensação de paz interior;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Amplia a concentração e memória;
  • Aumenta a flexibilidade e a força muscular;
  • Alivia dores nas costas;
  • Normaliza o peso e o sono;
  • Proporciona bom humor e diminui a depressão.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.