Vitamina D: onde encontrar e benefícios

vitamina D

Com certeza você já ouviu que vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas você sabe o que são as vitaminas? Elas são, basicamente, compostos orgânicos capazes de acelerar as inúmeras reações que ocorrem no nosso corpo. Há uma vitamina, que, em decorrência da pandemia da Covid-19, se tornou pauta de muitas pesquisas. A vitamina D. Além de poder ser adquirida através da exposição ao sol, ela pode ser encontrada em alguns alimentos.

Afinal, o que é vitamina D?

A vitamina D tem a capacidade de se dissolver em gordura, além de ser armazenada em grandes quantidades, principalmente no fígado. Com isso, ela é chamada de micronutriente essencial lipossolúvel, ou seja,  para ser absorvida no intestino, quando adquirida por meio da alimentação, precisa da presença de gorduras. Se você for pesquisar por aí, verá que ela pode ser encontrada em duas formas: 

  • Vitamina D2: é obtida através da ingestão de determinados. É também chamada de ergocalciferol.
  • Vitamina D3: é essa que obtemos através da exposição solar. Também é conhecida como colecalficerol.

Além disso, a vitamina D se diferencia das outras vitaminas, isso porque ela engloba um conjunto de moléculas secosteroides — moléculas derivadas de um esteroide, separadas quimicamente. Dessa forma, a vitamina D é um hormônio, ou melhor, um pré-hormônio. Imagino que você  deve estar pensando que ela deveria ser chamada de pré-hormônio D, não é mesmo? Mas não se preocupe com isso, pode continuar chamando ela pelo mesmo nome de sempre. Ela ganhou o nome vitamina assim que foi descoberta, somente depois descobriram que a melhor nomenclatura era “pré-hormônio. 

Quais são as suas funções

O nutriente é o grande responsável por auxiliar o intestino na absorção de cálcio e fósforo. Quando em grandes quantidades, a vitamina D é capaz de regularizar o funcionamento das células, bem como a saúde dos nossos ossos. Exemplos de outros benefícios:

  • Contribui para o aumento das defesas do sistema imunológico;
  • Ajuda a controlar a pressão arterial
  • Fornece proteção contra a possível formação de tumores;
  • Inibe processos inflamatórios;
  • Etc.

Alimentos que contém vitamina D

Quer incluir essa vitamina no seu cardápio? Fique de olho no rótulo dos alimentos, mais precisamente na ficha nutricional, pois ela é responsável por enriquecer muitos deles. Exemplos de alimentos fonte de vitamina D:

  • Peixes com mais gordura, como atum, sardinha, salmão;
  • Leite e seus derivados (manteira, queijo, iogurte);
  • Óleo de fígado de peixe;
  • Cogumelos cultivados sob a luz solar;
  • Gema de ovo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.