Vinho faz bem para a saúde: bebida é aliada do coração

  • por em 21 de novembro de 2020
vinho faz bem para a saúde

Sim, o vinho faz bem para a saúde! Há muito tempo ele vem sendo utilizado para tratar alguns problemas de saúde. Diante disso, diversos países, até o fim do século XIX, utilizavam o suco de uva fermentado para esses fins. Além disso, muitos estudos atuais comprovam que a bebida, além de muito saborosa e apreciada pelos quatro cantos do mundo, ajuda a prevenir diversos tipos de câncer, doenças do coração e distúrbios psicológicos como a ansiedade e a depressão. Isso se deve, principalmente, a sua composição, visto que contém resveratrol. Este, por sua vez, é um potente antioxidante e está presente na matéria-prima da bebida: a uva. Além disso, o vinho faz bem para a saúde, pois contém polifenóis. Vale ressaltar que a cor do vinho é um importante indicativo dos seus benefícios. Isso porque quanto mais escuro ele for, melhor.

Por que o vinho faz bem para a saúde: confira seus benefícios

  • Diminui a pressão arterial, isso porque relaxa os vasos sanguíneos;
  • Previne o aparecimento de câncer, pois contém propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres;
  • Reduz o risco de aterosclerose, já que contribui para o aumento dos níveis do colesterol bom (HDL) (colesterol bom) e inibe a oxidação do colesterol ruim (LDL) nas artérias;
  • Diminui a inflamação de doenças crônicas como artrite ou problemas na pele, porque tem ação anti-inflamatória;
  • Melhora a digestão, porque aumenta a produção de suco gástrico e melhora a digestão do carboidrato. 
  • Previne o desenvolvimento AVC e  trombose;
  • Reduz o risco de problemas no coração, pois reduz a pressão arterial e fluidifica o sangue. Dessa forma, diminui as chances de enfartar, por exemplo;
  • Ajuda a perder peso, pois o vinho ativa um gene que impede a formação de novas células de gordura, estimulando as existentes, depurando-as e eliminando-as aos poucos. 

Recomendação

Lembre-se que para garantir os efeitos maravilhosos que o vinho pode fazer para a nossa saúde, é importante não exagerar no consumo. Desse modo, o ideal é ingerir, diariamente, uma taça de vinho tinto.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.