Treinamento funcional ajuda a emagrecer. Saiba o que é

treinamento funcional ajuda a emagrecer

Levante a mão quem está em busca de dar adeus à vida sedentária! Não é segredo que as pessoas estão mais preocupadas em adquirir hábitos saudáveis de vida. Dessa forma, a prática de alguma atividade física não pode ficar de fora, concorda? Contudo, você também deve ter percebido a infinidade de estilos, modalidades de exercícios. Dentre todos esses estilos, está o treinamento funcional. Ele é uma alternativa perfeita para quem está em busca de adquirir mais condicionamento físico e, claro, mais saúde. A modalidade ajuda a maximizar as funções do nosso corpo, como agilidade, força, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. Além disso, o treinamento funcional ajuda a emagrecer. Quer saber mais? Neste post eu te conto. Confira!

Afinal, o que é treinamento funcional?

Você já deve ter percebido que uma academia é repleta de aparelhos. Cada um deles busca trabalhar um músculo por vez. No entanto, no treinamento funcional não tem disso. Nele, o seu peso corporal substituirá tais aparelhos, trabalhando, assim, vários grupos musculares ao mesmo tempo. Além do próprio corpo, o treino pode contar com alguns acessórios para complementar a atividade. Dessa forma, ele apresenta uma maior complexidade.

Diante disso, no treino funcional você realizará movimentos que o seu corpo já está acostumado. Tendo em vista que são movimentos que ele já realiza no dia a dia. Contudo, tais movimentos serão realizados intensamente e de maneira mais disciplinada.

Características

Como dito acima, o peso do seu corpo será sua maior ferramenta. Cada aula de treinamento funcional pode variar de 45 minutos a 1 hora. Alguns equipamentos utilizados no treino são: escada de agilidade, barras, halteres, corda naval, bola de pilates. Entretanto, como foi mencionado anteriormente, é possível realizar a atividade sem acessórios. Desse modo, o treinamento funcional conta com flexões, agachamentos, entre outros.

Isso posto, deu para perceber que a atividade é bem dinâmica, né? Tédio passará longe. Contudo, caso esteja interessado em se tornar um adepto, vá ao médico para dar aquela olhada essencial na sua saúde e, assim, constatar se poderá realizar os exercícios.

Por que o treinamento funcional ajuda a emagrecer?

Além de trabalhar diversos grupos musculares, o treino funcional conta com exercícios aeróbicos. Dessa maneira, em 60 minutos de aula, você poderá gastar cerca de 800 calorias. Consequentemente, o treinamento funcional ajuda a emagrecer.

Benefícios

Você sabia que é possível aliar outra modalidade com o treinamento funcional? Dessa maneira, você poderá fazer duas aulas na semana se dedicando, também, aos exercícios que mais se identificar. Além disso, vale ressaltar que em um mês você perceberá resultados. Com isso, você observará aumento de força e  e mais disposição. Ademais, confira abaixo outros benefícios:

  • Fortalece a musculatura;
  • Ameniza dores, como nas costas;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Amplia a coordenação motora e o equilíbrio;
  • Traz mais ânimo;
  • Ajuda na queima de gordura;
  • Aumenta o desempenho em outras atividades, como ciclismo, corrida, pilates, entre outras;
  • Auxilia no ganho de consciência corporal.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.