Tipos de argila: conheça seus benefícios e saiba como usar

conheça os tipos de argila

Você já ouviu falar em utilizar argila para turbinar a skincare? São vários tipos de argila e, lógico, várias possibilidades. Descobrir o mundo das argilas abre um vasto leque de probabilidades no que diz respeito aos tratamentos estéticos. Contudo, você sabe o que é argila? Ela é um mineral de rochas sedimentares, conta com grãos bem fininhos de silicatos de alumínio em sua composição. As cores, por sua vez, são dadas de acordo com os óxidos que possui. É, eu sei, muitos termos complicados por aqui. Mas sabe o que é bem simples de entender? Os inúmeros benefícios que o uso desse ingrediente natural proporciona para nossas pele, como controle de oleosidade, redução dos temidos poros aparentes, clareamento de manchinhas, entre outros.

Vantagens do uso da argila

O mineral é usado há século, principalmente em tratamentos medicinais, entretanto, ganhou grande popularidade nos tratamentos estéticos. Isso porque a argila traz muitos benefícios para a pele e os cabelos. Vale ressaltar que, a sua composição é a grande responsável por tantas vantagens, pois conta com alumínio, manganês, ferro, magnésio, silício, sódio e potássio. Como dito anteriormente, existem muitos tipos de argila, sendo que, cada tonalidade de argila conta com vantagens específicas. Dessa forma, conheça cada cor de argila e seus benefícios.

Tipos de argila

Argila Branca

Tem pele sensível e desidratada? A argila branca pode te ajudar! Ela conta com um PH bem próximo da pele, com isso, é uma ótima aliada no processo de clareamento de manchinhas. De mais a mais, a argila branca ajuda na cicatrização da pele e contribui para absorção de oleosidade sem causar a desidratação da cutis.

Argila cinza

É esfoliante que você quer? A argila cinza é a perfeita para isso! Possui alto teor de titânio, com isso combate os cravos e espinhas, dando aquele efeito de pele de bebê. Se você deseja clarear as manchas, a argila cinza é uma ótima escolha.

Argila Vermelha

Perfeita para todos os tipos de pele, principalmente para as sensíveis. Tem alto poder de hidratação e regeneração. Conta com óxido ferro, cobre e silício. A argila vermelha também auxilia no combate aos radicais livres, por consequência, previne o envelhecimento precoce.

Argila verde

É rica em alumínio e silício. Tem pele oleosa e acneica? A argila verde é perfeita para você! Por conter propriedades adstringentes, antibacterianas e esfoliantes, trata muito bem os cravos e espinhas. Ademais, auxilia na produção de sebo e reduz a aparência dos poros abertos.

Argila Amarela

É rica em silício. Quer que sua pele tenha aspecto mais jovem? Se joga na argila amarela! Ela tem o potencial de regenerar os tecidos e estimular o rejuvenescimento da pele. Além disso, faz com que a pele tenha mais elasticidade e melhor produção de colágeno, bem como reduz as rugas e possíveis inflamações.

Argila Marrom

Outra grande aliada no tratamento de acne, pois é purificante, adstringente e cicatrizante. A argila marrom tonifica a pele, ativa a circulação e reduz inflamações. Além disso, conta com efeito rejuvenescedor.

Argila Preta

É conhecida como lama vulcânica, pois é retirada de grandes profundidades. Suas propriedades estimulam a pele, dando um aspecto mais saudável. A argila preta também é antioxidante. Devido ao alto teor de alumínio, silício e baixo percentual de ferro, a argila preta tem ação anti-idade e ainda ajuda a atenuar manchas na pele.

Argila rosa

É feita da mistura entre a argila branca e a vermelha, dessa forma, combina os elementos das duas. Sendo assim, a argila rosa é bem suave e indicada para peles mais delicadas. Auxilia na limpeza da pele, removendo as células mortas. Ademais, é antisséptica e cicatrizante.

Argila roxa

Essa é outra proveniente da mistura entre duas cores. A argila roxa surgiu da mescla entre as argilas rosa e marrom. Por auxiliar na produção de colágeno, ela é muito indicada para tratar flacidez. Tem pele mais madura? Essa cor de argila pode ser sua grande amiga! O mesmo vale para peles secas e sensíveis.

Como usar a argila

  • Você deve, primeiramente, lavar bem o rosto, para que, assim, todo o resíduo de impurezas seja eliminado da pele;
  • O segundo passo é a hidratação da argila, ou seja, você deverá adicionar água mineral em temperatura ambiente ou fria (soro fisiológico também pode ser utilizado) aos poucos, até que a mistura fique em uma consistência pastosa e homogênea;
  • Feito isso, passe-a com os dedos ou com um pincel. Lembre-se: evite passar ao redor dos olhos, lábios e cantinhos do nariz;
  • Deixe-a agir conforme indicado na embalagem e depois remova com água em temperatura ambiente;

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.