Sensação de bem-estar: alimentos que reduzem a ansiedade

alimentos que reduzem a ansiedade

Não é incomum que em determinado momento da nossa vida, a gente demonstre ansiedade. No entanto, se ela deixa de aparecer apenas em momentos estressantes, não mais diz respeito a um modo racional no nosso corpo reagir.  Dessa maneira, pessoas com transtorno de ansiedade são, constantemente, influenciadas pelo sentimento de preocupação ou medo. Ou seja, quando em excesso, a ansiedade desencadeia um turbilhão de sensações nada agradáveis. Com isso, ela te impede de viver a vida de maneira plena, gerando um grande mal-estar. Sabe aqueles ataques que te fazem querer comer a geladeira inteira? A ansiedade pode ser uma das causas. Entretanto, para dissipar o que está em excesso, a alimentação também pode ser uma parceira. Isso porque existem alimentos que reduzem a ansiedade.  

Alimentação como aliada

Durante os muitos anos da história da humanidade, sabe quem sempre influenciou a ansiedade? A alimentação. Imagine só: nossos ancestrais, cuja sobrevivência dependia da caça. Praticamente impossível não ficar ansioso diante da incerteza de conseguir alimento, não é mesmo?

Contudo, durante os muitos estudos realizados, descobriram que pode haver uma associação positiva entre a ansiedade e a comida. Desse modo, o consumo de alimentos com os nutrientes certos auxiliam na redução do estresse.

Mas quais são os nutrientes? Aminoácidos, vitaminas essenciais, magnésio, ômega-3, fibras, probióticos e triptofano são bons amigos do organismo. Isso porque tais componentes aumentam o nível de serotonina, hormônio essencial para o sentimento de bem-estar. Além disso, é importante reduzir o consumo de açúcar e farinha branca, pois alteram a sua produção.

Alimentos que reduzem a ansiedade

A seguir, descubra alguns alimento que ajudam a diminuir o que tanto perturba a mente de muitos.

Frutas cítricas

Por contarem com vitamina C, as frutas cítricas reduzem o cortisol, hormônio liberado em resposta à ansiedade e ao estresse. Ademais, essas frutas melhoram o funcionamento do sistema nervoso e, por isso, ampliam o bem-estar.

Leite, seus derivados e ovos

Lembra que falamos que triptofano é um grande aliado para reduzir a ansiedade? O leite, seus derivados e o ovo são fontes desse aminoácido. Dessa maneira, consumi-los aumentará a produção de serotonina.

Carnes e peixes

Outra grande fonte de triptofano. Aliás, é a melhor fonte natural da substância. De mais a mais, as carnes e peixes possuem um outro aminoácido muito importante. Chamado taurina, auxilia no controle da ansiedade.

Chocolate amargo

Delicioso e revigorante, o chocolate amargo favorece a produção do hormônio da felicidade, melhorando nosso humor e trazendo a tão adorada sensação de bem-estar.

Abacate

Rico em vitamina B6 e magnésio, uma combinação que estimula a produção de serotonina. 

Grãos

Caso seja vegetariano, o grão de bico, feijão e lentilha, além de serem ótimos substitutos para as carnes, fornecem vitamina B6, magnésio e antioxidantes.

Iogurte grego

Quem não gosta de um iogurte para compor o lanche, não é mesmo? O iogurte grego contém minerais essenciais, o que ajuda a estabilizar o humor e reduzir o estresse. Contudo, busque as versões sem açúcar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.