Benefícios de pular corda: confira dicas para iniciantes

benefícios de pular corda

É do time dos que não gostam de muitas parafernália na hora de praticar exercícios? Tampouco curte toda a “burocracia” envolvida? Pular corda é a opção perfeita para você! Dessa forma, a atividade que, provavelmente, fez parte da sua infância, é bem prática, podendo ser realizada em uma série de locais. Além disso, só será necessário uma corda (óbvio) e vontade de sobra de se exercitar de uma maneira bem divertida. Pular corda é uma atividade completa, isso porque movimenta todo o corpo. Logo, é uma ótima forma de queimar muitas calorias. Tendo em vista que o exercício queima, por minuto, 15 calorias. Trinta minutinhos que você reservar para pular, eliminará 450 delas. Muita coisa, ein? Ademais, são muitos os benefícios de pular corda.

Benefícios de pular corda

Pode até parecer apenas uma brincadeira. No entanto, a prática, feita corretamente, gera muitos resultados positivos para o corpitcho. Além disso, é possível montar um treino feito especialmente para você. Isso porque existem muitas formas de treinar e é possível respeitar as características individuais de cada praticante. De mais a mais, confira alguns benefícios:

Ajuda a emagrecer

Um dos benefícios mais conhecidos e desejados, não é mesmo? Por ser um exercício que trabalha o corpo todo, há um grande gasto de energia. Dessa forma, ajuda na perda de peso.

Tonifica os músculos

É tônus muscular que você quer? Pular corda te trará isso! Os pulos são capazes de melhorar o tônus muscular de toda a parte inferior do corpo. Contudo, não se assuste se aparecer umas dorzinhas nas pernas quando começar a praticar. Isso ocorre devido à toda a dedicação que seus músculos fazem para realizar os saltos. Contudo, passado alguns dias, eles se adaptarão os exercícios.

Melhora a capacidade pulmonar

Pular corda fortalece os pulmões, isto é, os torna mais eficientes. Pulmões saudáveis facilitam a respiração, bem como evitam doenças respiratórias. Além disso, o exercício te dará mais resistência física.

Melhora a circulação sanguínea

Os movimentos que fazemos ao pular corda gera muita melhora para a nossa circulação sanguínea. Isso porque o coração bombeia de forma mais eficaz. Da mesma forma, diminui as chances de infarto.

Dica para os principiantes

Vai começar a se aventurar na corda? Lembre-se de respeitar o seu ritmo. Só busque aumentar a intensidade se estiver se sentindo seguro. Além disso, tente começar alternando, isto é, pule por um minuto e descanse durante um minuto. Busque pular corda de três a cinco vezes durante a semana.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.