Rotina de skincare: saiba como começar os cuidados com a pele

Skincare, com certeza, não é um termo que você nunca ouviu por aí, concorda? Com a pandemia do novo coronavírus, cada vez mais as pessoas têm buscado pelo autocuidado, ao passo que o hábito de cuidar da pele passou a ser alvo da atenção que merece. Vivemos constantemente expostos à poluição, sol, tempo seco e, até mesmo, cultivamos hábitos nada saudáveis, como a má alimentação. Dessa forma, percebeu-se que esse cuidado que não é simplesmente uma rotina de beleza, mas sim uma maneira de adquirir hábitos mais saudáveis. Dito isso, a importância da rotina de skincare está diretamente ligada à preservação do maior órgão do corpo humano: a pele.

Afinal, do que se trata a skincare?

Skincare é um termo inglês que possui como significado cuidados com a pele, mais precisamente com a pele da face. A rotina de skincare é feita para deixar o rosto mais hidratado, saudável e,claro, com aquele aspecto jovial tão cobiçado. Entretanto, para se jogar de cabeça nessa prática, é importante que você conheça o seu tipo de pele (mista, sensível, oleosa, seca)  para que, assim, trate-a com o carinho e atenção que ela precisa. Isso porque cada tipo conta com uma rotina adequada. Dito isso, não se esqueça de procurar um dermatologista para garantir a eficácia e que a rotina adotada seja feita com segurança. Além disso, o profissional irá lhe indicar os dermocosméticos  — diferentemente dos cosméticos, possuem um controle para certificar que o produto cumpre com o que se propõe  — compatíveis com seu tipo de pele. 

Montando uma rotina de skincare

Como dito anteriormente, conhecendo a sua pele você pode garantir uma rotina compatível, assim você também saberá quais produtos deverá usar. Contudo, os passos, bem como a ordem deles, são  “universais”, e cada um desempenha um importante papel na skincare.

Passo 1 : limpeza da pele

Limpar corretamente a pele é essencial para garantir a sua saúde, pois a limpeza faz com que as células se regenerem. Além disso, lavar o rosto prepara a pele e potencializa os efeitos dos demais produtos. Quando feita corretamente e com o sabonete adequado para o seu tipo de pele,  elimina a oleosidade excessiva; as células mortas;  e as impurezas acumuladas na face, como restos de maquiagem, poluição.  Especialistas afirmam que a limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. 

Passo 2: tonificar a pele

Essa etapa finaliza a limpeza, isso porque ainda podem ter restado impurezas na pele. Com isso, os tônicos limpam de uma maneira mais profunda. Ademais, equilibram o pH da pele

Passo 3: hidratar a pele

Como o próprio  nome já deixa claro, nessa etapa é a hora de promover a hidratação da pele.  O uso de hidratantes proporcionam uma pele mais nutrida e  protegida contra as agressões externas. Além disso, ela funciona como uma barreira, fazendo com que a pele se torne mais tolerante aos tratamentos. 

Ah, um segredo: deve-se passar o creme tanto no rosto como no pescoço e colo, fazendo movimentos circulares para que ele seja melhor absorvido.

Passo 4: tratar a pele de forma específica

Aqui entram os produtinhos específicos para as necessidades da sua pele, como os dermocosméticos para manchinhas, rugas, acne. 

Passo 5: proteger a pele

Último passo é extremamente importante e consiste no uso de um protetor solar, afinal, não adianta nada se dedicar horrores aos passos anteriores e não garantir que sua pele fique protegida dos raios solares  — responsáveis por causar câncer de pele e envelhecimento precoce. Faça chuva ou faça sol, o protetor solar deve ser utilizado diariamente, inclusive em ambientes fechados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.