Tem sensação mais gostosa do que a que sentimos após terminar o treino? É maravilhoso sentir que o dever foi cumprido, não é mesmo? No entanto, não é incomum rolar uma pressa depois de treinar, visto que a rotina diária é cheia de coisas para resolver. Dessa forma, muitos se esquecem de algo extremamente importante para garantir bons resultados: a recuperação pós-treino. Diante disso, saiba que é fundamental prestar mais atenção nesse fator. Isso posto, confira abaixo algumas dicas para potencializar a busca pelos seus objetivos.
Dicas para recuperação pós-treino
Se alimente após treinar
É essencial que você se alimente da maneira correta. Desse modo, o recomendado é comer proteína logo após se exercitar, para ajudar a iniciar o processo de reconstrução muscular depois de estarem completamente cansados. Ademais, para obter a proteína necessária, é possível optar por certos alimentos, como iogurte grego, queijo cottage com baixo teor de gordura ou carne seca.
Hidrate-se
A hidratação após qualquer rotina de exercícios é um dos elementos mais importantes. Isso porque a falta de água pode trazer diversos problemas para a sua saúde e atrapalhar sua recuperação. Diante disso, certifique-se de sempre ter uma garrafinha por perto.
Alongue-se
Ter o hábito de se alongar depois do treino é fundamental, pois os músculos se alongam melhor quando estão “quentes”. À medida que o músculo esfria, ele se contrai. Assim, a prática ajudará a diminuir a dor, acelerar o processo de recuperação, relaxar a tensão do treino e aumentar a amplitude de movimento.
Utilize o rolo de espuma
Você já estranhou quando alguém na academia passou um rolinho de espuma pelo corpo? Saiba que a cena, apesar de meio estranha, é muito útil. O acessório é o rolo de liberação miofascial (foam roller). Dessa maneira, esse rolinho de espuma pode ser uma ótima opção para a recuperação depois de um treino intenso. Isso porque esse objeto ajuda a aliviar os músculos cansados após uma sessão de suor.
Opte por um banho mais gelado
Após um banho frio quem não se sente renovado, não é mesmo? Você não precisa de um banho de gelo como um jogador de futebol, basta ajustar a temperatura do chuveiro para mais baixa do que você normalmente usa. Com isso, a inflamação muscular depois do treino irá diminuir, o que reduz as chances de dor no dia seguinte.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.