Queratina: o que é e como usar a queratina líquida nos cabelos

  • por em 2 de setembro de 2020
queratina liquida no cabelo

No jogo chamado “caminho para obter um cabelo saudável”, aparecem inúmeros vilões para combatermos, como os fios ressecados, as pontas duplas, e fios quebradiços. Entretanto, há alguns tratamentos que são capazes de nos ajudar na luta contra esses malvados. Dito isso, seguir um cronograma capilar, composto por nutrição, reconstrução e hidratação, é uma ótima maneira para conquistar a saúde capilar. Já digo, de antemão, que não são apenas os cabelos quimicamente tratados que enfrentam esses probleminhas. As nossas madeixas sofrem inúmeras agressões diariamente, como a exposição prolongada ao sol, vento, entre outros. Dessa forma, não podemos evitar que alguns danos resultem disso. Mas sabe qual substância pode te auxiliar no tratamento capilar? A queratina.

Afinal, o que é queratina

Com certeza você já ouviu, em salões de beleza, que a queratina ajuda a recuperar até os cabelos mais danificados, não é mesmo? Não pense que era conversa para vender tratamento. Ela é uma substância imprescindível no que diz respeito à saúde capilar. Também chamada de ceratina, é uma proteína fibrosa composta de aminoácidos. Sintetizada pelo nosso organismo, podemos encontrá-la em diversas partes do nosso corpo, sobretudo nos cabelos e unhas. Ela tem uma grande função: auxiliar na manutenção da vitalidade e hidratação dos nossos tecidos.

Infelizmente, mesmo que o nosso corpo a produza, fatores externos, como o calor, podem fazer com que ela fique mais escassa. Quando em baixa quantidade no cabelo, por exemplo, os fios se tornam opacos e ressecados. Além disso, por ser a principal formadora da estrutura interna do cabelo, tem o poder de reconstruir as madeixas. Vale ressaltar que há variedades de queratina, como sólida, em gel etc.

E a queratina líquida, o que é?

É a forma mais comum de encontrarmos a queratina. Foi criada para restaurar a fibra capilar e devolver a hidratação natural dos fios. Ela está presente em condicionadores, cremes e shampoos, por exemplo. Com isso, é possível adicioná-la em algum produto para tratar os cabelos, como a máscara capilar.

Como usar nos cabelos

Quem não deseja ter os cabelos brilhantes, macios e saudáveis? A queratina pode ser sua grande amiga nesse processo. Abaixo listamos algumas das maneiras de usá-la nas madeixas. Se joga!

Como finalizador

É praticidade que você quer? Usar a queratina como finalizador proporciona uma ação rápida no seu cabelo. Após lavar os fios, você pode utilizar um borrifador para aplicá-la em todo o comprimento. Vai usar secador? A queratina pode ter a função de reparador de pontas.

Cauterização

Muito oferecido em salões de beleza, a cauterização é um dos tratamentos que repõem a queratina no couro cabeludo. Ademais, a cauterização auxilia a repor os nutrientes e água que o cabelo perdeu. É feita da seguinte maneira:

  • Limpeza dos fios com shampoo antirresíduos;
  • Os cabelos são hidratados de forma profunda;
  • A queratina é aplicada em todo o comprimento dos fios.

Para intensificar a absorção do produto, os profissionais utilizam a chapinha.

No shampoo

É esquecida? Coloca a queratina no shampoo! É só misturar bem no seu shampoo favorito, até a mistura ficar homogênea. Ah, deixe o produto agir uns 3 minutinhos nos cabelos, tá? Assim você garantirá que os fios absorverão os efeitos da queratina.

Na máscara de tratamento

Que tal potencializar na sua máscara capilar? Elas, que já são companheiras da rotina de cuidados com os cabelos, poderão ser ainda mais eficazes. Contudo, caso observar que o produto já apresenta queratina em sua composição, adicione pouca quantidade extra, afinal, tudo em excesso pode fazer mal.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.