Preparar a pele antes da maquiagem: veja o passo a passo

  • por em 29 de outubro de 2020
preparar a pele antes da maquiagem

Não é segredo que remover a maquiagem e cuidar da pele depois é muito importante. No entanto, você já parou para pensar que preparar a pele antes da maquiagem também é essencial? A maquiagem é a queridinha de muitos, ela é capaz de deixar a pele mais uniforme, disfarçar manchinhas, levantar o olhar e inúmeras outras coisas. Diante disso, preparar a pele antes da make garantirá que todo o trabalho que você teve para se produzir, não dure menos do que você gostaria. Isto é, uma rotina de skincare pré-maquiagem contribui (e muito) para a sua durabilidade e qualidade. Isso posto, se você anda sofrendo porque a sua pele fica oleosa e dá aquele aspecto derretido para o visual, ou se ela fica ressecada e craquela toda a sua produção, seus problemas acabaram. Confira, neste post, o passo a passo de uma rotina pré-make.

Por que cuidar da pele antes da make

Alguém tem alguma dúvida que uma rotina de skincare é essencial para manter uma pele bonita e saudável? Não, né? Logo, cuidar da pele garante à ela uma textura mais lisinha. Consequentemente, dará mais fixação e um melhor acabamento para a make. Além disso, uma rotina de cuidados, pensada para atender suas necessidades, poderá fazer você abandonar aquela base de alta cobertura, isso porque sua pele estará mais uniforme.

Passo a passo para preparar a pele antes da maquiagem

1º passo – higienizar a pele

Esse passo é fundamental, visto que ele é de extrema importância para eliminar a oleosidade e impurezas. Preste atenção na temperatura da água, não deve estar quente nem muito gelada. Diante disso, use gel de limpeza ou um sabonete próprio para o seu tipo de pele. Faça movimentos circulares com o rosto já umedecido. Priorize a área da testa, nariz e queixo (zona T).

2º passo – tonificar a pele

Esse passo é opcional, mas faz toda a diferença. Isso porque o tônico remove as impurezas da pele, ajuda a minimizar os poros e equilibra o pH. Logo, o rosto fica com aspecto mais liso e preparado para receber a make. Você só precisará de um tônico apropriado para sua pele e um pedaço de algodão. Passe o produto nas regiões mais oleosas e espere secar naturalmente.

3º passo – hidratar a pele


Hidratação é extremamente necessária para deixar a pele maravilhosa, isto é, nem muito seca ou muito oleosa. Isso posto, use um hidratante que seja compatível com as necessidades da sua pele. Priorize as regiões mais secas do rosto e evite produtos com muito óleo na composição, pois pode obstruir os poros. 

4º passo – proteção solar

Os passos anteriores não farão menor sentido se você não fizer o passo mais importante: proteger a pele dos raios solares. O protetor deve ser utilizado diariamente, faça chuva ou faça sol. Além disso, você poderá escolher entre o protetor com cor (substituindo a base) ou sem.

5º passo – primer

O primer é usado antes da make, pois ele uniformiza a pele, reduz a oleosidade e minimiza os poros. Desse modo, a maquiagem durará mais tempo. Vale ressaltar que o produto não é obrigatório, mas é um grande diferencial. Ademais, ele é muito indicado para quem possui marcas de acne, linhas finas de expressão e poros mais abertos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.