Pele seca no inverno: conheça as causas e saiba como recuperar a hidratação

pele seca no inverno

Estamos em agosto, ou seja, ainda tem bons dias de friozinho pela frente. Inverno é sinônimo de cobertor, comidas quentinhas, aconchego. Contudo, esta estação não representa apenas lados positivos, infelizmente. Sei que muitos sentem as consequências do inverno na pele, literalmente. É só o frio dar as caras para muitas pessoas perceberem mudanças nada positivas: descamação, ressecamento e as coceirinhas, por exemplo. Além disso, até os nossos lábios entram na jogada, pois eles adoram rachar nesta época. Se identificou, né? Saiba que isso não é incomum, isso porque as baixas temperaturas e a umidade lá embaixo é uma dupla e tanto para ocasionar todo esse sofrimento dermatológico. Pensando em você, que sofre com a pele seca no inverno, reunimos algumas informações acerca do assunto. Confira!

Por que ficamos com a pele seca no inverno?

As estações do ano refletem em muitos aspectos, inclusive em nossa pele. Conforme chega a primavera, verão, outono e o inverno, a sua aparência passa por algumas alterações. Por consequência, na estação mais fria do ano, tais mudanças ficam mais aparentes. Com o frio, o sebo é menos produzido, causando, então, a perda de água e, consequentemente, a desidratação. Desse modo, são muitos os fatores que fazem com que o maior órgão do corpo humano fique mais seco. Alguns dos motivos são:

Banho quente

Bateu um ventinho mais forte, o que fazemos? Isso mesmo, vamos direto tomar um banho beeeem quentinho. Entretanto, a alta temperatura da água remove os lipídeos presentes na superfície da nossa pele, causando, assim, o enfraquecimento da barreira que a protege.

Falta de umidade do ar

A umidade do ar é um fator muito importante. Quando os níveis estão baixos, o ar “tira” a água da nossa pele.

Vento frio

Quantas vezes você já ouviu sua mãe dizer “não fique no vento frio”? Muitas, aposto! E ela está certa. Os ventos mais gelados podem causar inúmeros problemas, inclusive, eles agridem a pele.

Baixo consumo de água

Com o friozinho, a tendência é sentirmos menos sede. Com isso, reduzimos a hidratação do nosso organismo e, isso, reflete diretamente em nossa pele.

Como melhorar o aspecto da pele

É possível reverter os probleminhas causados pelo frio, basta mudarmos alguns de nossos hábitos. Lembra que falei acima sobre os banhos quentes? Não pense que quis dizer para você se jogar na água gelada. Opte por banhos com água morna; beba mais água; evite a ventania. Ah, aposte em cremes hidratantes compatíveis com a sua pele. Ademais, tente deixar de lado o uso de sabonetes, use loção de limpeza hidratante, pois ela, além de evitar o ressecamento da pele, promove uma hidratação profunda. Por falar em cremes, aplique-os logo após sair do banho, pois, nesta hora, a pele está mais preparada para absorver os produtos. Além disso, aposte nos creminhos que contém ceramidas e ácido hialurônico na composição. Dessa forma você conservará a hidratação da pele, assim como restaurará sua barreira protetora.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.