Óleo essencial para a pele: benefícios e melhores opções

  • por em 11 de novembro de 2020
óleo essencial para a pele

Os óleos essenciais são a base de um tratamento holístico chamado aromaterapia —  uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por óleos essenciais, capazes de estimular diferentes partes do cérebro. No entanto, você sabe o que é um óleo essencial? É um óleo vegetal e bem concentrado.  Desse modo, eles são extraídos das plantas e suas funções dependem do vegetal que são retirados. Diante disso, utiliza-se o óleo para efeitos calmantes, antissépticos, entre outros. Além disso, existem inúmeros tipos de óleos e eles podem ser utilizados para fins cosméticos, como cuidados com a pele e com os cabelos. Assim, o óleo essencial é um aliado 100% natural da rotina de skincare, deixando a pele mais saudável, bonita e hidratada. Quem não quer isso, não é mesmo? Confira, neste post, os benefícios do óleo essencial para a pele.

Como usar o óleo essencial na pele

Não aplique o óleo essencial puro na pele. Dessa forma, recomenda-se misturar uma pequena quantidade do óleo essencial em algum produto que você já costuma utilizar, como um creme hidratante, máscara e, até mesmo, misturado na argila. Além disso, preste atenção na dosagem recomendada na embalagem do produto, visto que, quando usado corretamente, o óleo essencial é uma alternativa acessível e eficaz. 

Benefícios do óleo essencial para a pele

Por manter a umidade da pele, preserva a sua elasticidade. Além disso, o óleo essencial é capaz de melhorar a textura da cútis; prevenir os sinais de envelhecimento; e deixar a pele viçosa.

Principais óleos essenciais para cada tipo de pele

Sabe-se que é importante tratar cada tipo de pele com produtos compatíveis. Dessa forma, o mesmo serve para os óleos essenciais. Confira, abaixo, as melhores opções para pele oleosa, pele com manchas e pele seca seca.

Óleos essenciais para pele oleosa

Se você tem pele oleosa, opte pelos óleos com ação secativa e adstringente, como o óleo essencial de lavanda, cedro, sálvia, sândalo e cipreste.

Óleos essenciais para pele com mancha

Possui manchinhas na pele? Então aposte no óleo essencial de olíbano e no de vetiver. Esses óleos auxiliam a clarear as manchinhas mais escuras, como cloasma, melasmas e as causadas por hiperpigmentação no geral. Eles possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Além disso, combatem os radicais livres e o envelhecimento precoce da pele. Logo, retardam o aparecimento de manchas.

Óleos essenciais para pele seca

Os óleos essenciais de gerânio, lavanda, jasmim, camomila, rosas palmarosa e patchouli podem se tornar os melhores amigos de quem possui pele seca. Isso porque eles ajudam a resgatar a umidade natural da pele, mantendo-a hidratada.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.