O que são leguminosas? Conheça os principais tipos e seus benefícios

o que são leguminosas

É, o nome pode até parecer estranho, mas as leguminosas estão presentes nos pratos de muitos brasileiros. Portanto, com certeza, você as conhece (e deve até gostar muito). Quer saber o que são leguminosas? Não se preocupe, eu te conto!

Dentre as mais populares, podemos citar: feijão, grão-de-bico, soja, ervilha, amendoim, lentilha. Logo, as leguminosas são elementos fundamentais das refeições, tendo em vista que são fontes de proteínas e diversos outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Elas são responsáveis por proporcionar sensação de saciedade. Além disso, para a nossa alegria, quase não possuem gorduras. 

História do alimento mundialmente consumido

As leguminosas são milenares. Isso porque, desde os primórdios da humanidade, consumia-se muitos grãos, como o feijão e a lentilha. Sabe a famosa frase “ o tempo só te fez bem”? Ela vale muito para esse grupo alimentar. Elas foram conquistando, cada vez mais, destaque. Com isso, tornam-se protagonistas no dia a dia das pessoas.

Além de serem benéficas para nós, seres humanos, as leguminosas fazem muito bem para o solo em que estão inseridas, pois possuem nitrogênio. Desse modo, quando absorvido pelas plantas, o nitrogênio atua como um ótimo ajudante das plantinhas, contribuindo para o desenvolvimento delas.

O que são leguminosas

As leguminosas possuem as mais diferentes texturas e tamanhos. Podem ter origem em ervas, árvores e trepadeiras.  Logo, dizem respeito a grãos gerados em algo rico de tecido fibroso. Isso mesmo! Elas nascem em vagens. O fato é: não há motivos para não amá-las, já que você pode consumir algumas cruas e, até mesmo, verdes. A ervilha e o grão-de-bico são bons exemplos.

Principais leguminosas e seus benefícios

Feijão

O queridinho dos brasileiros! O feijão é rico em nutrientes, como ferro, vitaminas do complexo B, fibras, fósforo e cobre. Além disso, possui proteína vegetal. Portanto, é uma ótima forma de nutrir nosso organismo com boas substâncias.

Lentilha

Famosa nas festas de fim de ano, a lentilha, assim como as demais leguminosas, é repleta de proteínas. Mas não é só isso, a lentilha auxilia na digestão e ajuda a combater a constipação. De  mais a mais, você pode escolher entre a  lentilha escura e a lentilha rosa,  que é igualmente saborosa e nutritiva.

Grão-de-bico

Outro alimento que conquistou o coração de muitos por aí. O grão-de-bico é bem versátil, ou seja, pode ser consumido de  diversas formas. Dessa maneira, ele pode ser feito torrado, cozido, como falafel. Ademais, é um alimento rico em proteína vegetal, o que estimula a produção do hormônio da felicidade (serotonina). Logo, se você está em busca de aliviar a ansiedade e estresse, aposte no grão-de-bico.

Ervilha

Verdinha e deliciosa! A ervilha é uma excelente fonte de vitaminas e proteínas. Desse modo, você melhorará a saúde do sistema cardiovascular, saúde dos olhos e pele. Além disso, a ervilha é rica em cálcio e zinco, minerais que ajudam a fortalecer a musculatura, assim como os ossos.

Amendoim

Petisco popular das mesas de bares e encontros com amigos. O amendoim é fonte de uma variedade de nutrientes, inclusive magnésio e proteínas. Além disso, conta com  ômega-3, o que ajuda na saúde do coração, bem como o controle do colesterol.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.