O que são alimentos termogênicos? Veja quais são seus benefícios

  • por em 21 de outubro de 2020
o que são alimentos termogênicos

Quando o assunto é eliminar os quilinhos indesejáveis, não há mágica ou segredo: você deve gastar mais calorias do que consome. Dessa forma, uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos são a melhor forma de atingir os seus objetivos. Isso porque juntos eles ajudam a acelerar o seu metabolismo, promovendo um processo de emagrecimento saudável e mais duradouro. Além disso, é possível acrescentar nesse processo, um tipo de alimento que ajuda o seu organismo no processo de queima de calorias.  Os alimentos termogênicos  conseguem aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e durante o processo metabólico. Confira, neste post, o que são alimentos termogênicos e quais benefícios eles trazem para o seu organismo!

O que são alimentos termogênicos

Você sabia que o seu corpo, para se manter funcionando, ele queima calorias, certo? Desse modo, nosso organismo queima, em um processo metabólico que tem como objetivo equilibrar a temperatura corporal e a temperatura ambiente, cerca de 10% das calorias. Esse processo chama-se termogênese, onde o organismo consome energia para produzir calor. Os alimentos termogênicos, para serem digeridos, precisam de mais energia do que outros tipos  de alimentos.

Dessa forma,  ao entrarem no corpo, os termogênicos utilizam da gordura e glicogênio, isto é, nossas reservas de energia. Além disso, por utilizar tais reservas, ajuda o nosso corpo a eliminar as calorias junto com os exercícios. Assim, os alimentos termogênicos ajudam a emagrecer.  Vale ressaltar que todos os alimentos têm efeito termogênico em nosso corpo, no entanto, alguns têm mais que outros. Logo, a proteína tem a maior parte e a gordura tem menos.

O que consumir

Vale ressaltar que apenas a ingestão de termogênicos não fará com que você perca peso. Diante disso, é importante associá-los  à uma alimentação saudável e prática de atividades físicas. Veja quais  alimentos termogênicos ingerir para turbinar o seu metabolismo: pimenta vermelha e preta; gengibre; canela; alho; hibisco; chá verde; e alimentos ricos em ômega 3.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.