O que é o treino tri-set? Saiba como o método funciona

o que é o treino tri-set

Quem nunca se sentiu estagnado na busca por resultados, não é mesmo? Essa afirmação vale tanto para quem deseja emagrecer como quem pratica atividade física para adquirir massa magra. Diante disso, no que diz respeito à musculação, não é incomum que você, após um bom tempo treinando e colhendo bons frutos, sinta que “estacionou” na tão sonhada hipertrofia. Desse modo, surgirá sensação de que atingiu o limite de crescimento. No entanto, não desista, nada está perdido! Isso porque existem metodologias que, quando combinadas, são capazes de potencializar os efeitos dos exercícios. Esse é o caso do treino tri-set. Logo, ele é uma boa pedida para quem já tem um certo tempo de treino e precisa de um empurrãozinho para continuar o processo de aumento de força e músculos. Quer saber o que é o treino tri-set? A gente te conta. Confira!

O que é tri-set

Os treinos tri-sets ampliam, de maneira substancial, a intensidade das atividades. Ou seja, não serão treinos fáceis. Contudo, é como dizer por aí: sem dor, sem ganho. Os treinos consistem na realização de três exercícios distintos para o mesmo grupo muscular. Com isso, as séries são realizadas sem pausas entre elas, podendo descansar apenas após completar os exercícios. Portanto, o tri-set nada mais é do que um superset, onde o treinamento é feito de forma mais agressiva.

Esse tipo de treino estimula a hipertrofia muscular, pois gera um estresse no metabolismo. Isso porque, como dito anteriormente, as atividades são mais intensas. Desse modo, vale ressaltar que os treinos tri-sets são feitos para quem já tem um bom condicionamento físico e já tem costume de treinar.

Como funciona o treino tri-set

Ele é realizado com 10 a 20 repetições para cada exercício. Dessa maneira, cada exercício é feito em 3 a 4 séries. Recomenda-se a redução dos pesos que durante a execução dos treinos. Isso porque o esforço demandado para realizar as atividades é alto. Além disso, o ideal é o uso e 40% a 60% da carga que você geralmente usa para treinar.

Confira alguns exercícios que podem ser incluídos no treino tri-set incluem:

  • Elevação lateral com halteres;
  • Crossover na máquina;
  • Tríceps com corda;
  • Crossover com halteres.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.