O que é kombucha? Conheça 10 benefícios da bebida

o que é kombucha

Atualmente, as pessoas buscam por uma alimentação mais natural possível. Desse modo, preparar suas próprias refeições e cultivar seus próprios alimentos, tornou-se uma tendência. Com isso, um dos protagonistas dessa procura por hábitos mais saudáveis, são os fermentados, como o kombucha. No entanto, se tratando dele, existem dois tipos de pessoas: as que já conhecem e aqueles que se perguntam “kombu o que?”. Dessa maneira, você deve estar se perguntando o que é kombucha, certo? Neste post você descobrirá!

O que é kombucha

Assim como o popular Kefir, o kombucha conta com característica probióticas. Por ser feito com produtos naturais, se tornou um grande aliado daqueles que buscam por mais saúde. Dessa forma, ele pode ser seco, doce, amargo e, até mesmo, alcoólico. Isso porque o modo de preparo que ditará o sabor da bebida.

Isso posto, o kombucha é nada mais, nada menos, que um chá fermentado. Sendo assim, pode ser feito com chá preto, chá mate ou chá verde, por exemplo. Vale ressaltar que a fermentação ocorre devido à presença de uma cultura de leveduras e bactérias. Chamado de cogumelo de kombucha, essa cultura é comumente conhecida como “scoby”. Para adquiri-lo, é necessário que alguém doe a colônia. Contudo, é possível encontrar, em supermercados, a bebida pronta.


Benefícios


Ajuda no emagrecimento;

Faz o intestino funcionar melhor;

Ajuda a tratar a gastrite;

Fortalece o sistema imunológico;

Previne infecções no intestino;

Equilibra o pH do sangue;

Desintoxica o organismo;

Alivia estresse e insônia;

Reduz dor de cabeça;

Previne a diabetes e o câncer.

Como preparar o kombucha

Por ser um pouco complexo, a pessoa que te doará o kombucha, te instruirá sobre como preparar. Entretanto, o processo consiste em preparar um chá de sua preferência e adicionar o scoby.

Portanto, é importante ressaltar que local onde mora que irá determinar o tempo que deixará o kombucha fermentando. Dito isso, a fermentação leva de 5 a 15 dias. Logo, deve-se provar a bebida frequentemente para que, assim, o sabor esteja adequado: com um azedinho agradável.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.