O que comer na dieta vegana? Conheça os benefícios e desvantagens

  • por em 29 de setembro de 2020
o que comer na dieta vegana

Você já deve ter ouvido falar em veganismo, certo? Mas você sabe do que se trata? Bem, ao contrário do que muitos pensam, é um estilo de vida e não apenas uma dieta. Com isso, o veganismo visa o não consumo de produtos de origem animal, sendo que vale desde a alimentação até a escolha das roupas, acessórios e cosméticos.   Logo, ele tem como objetivo ressignificar todos os hábitos. Os veganos buscam o amor e respeito pelos animais, bem como a exclusão do pensamento de que os seres humanos são superiores (especismo). No que diz respeito às refeições, não há lugar para carnes, ovos, leite e, até mesmo, o mel.  Consequentemente, não é incomum ouvir por aí que para seguir uma dieta vegana deve-se gastar rios de dinheiro. No entanto, a realidade é outra. Ficou curioso para saber o que comer na dieta vegana? Confira!

Benefícios e desvantagens

Eliminar os produtos de origem animal do prato pode ser muito benéfico. De acordo com vários estudos, a dieta vegana auxilia na diminuição da incidência de câncer. Além disso, é uma forte aliada no combate à obesidade, uma vez que é repleta de alimentos que ajudam a dar saciedade e melhoram o funcionamento intestinal.

Outro grande benefício é que, ao não consumir carne, o metabolismo acelera, tendo em vista que o alimento é mais difícil de digerir. Confira outros benefícios:

  • Previne doenças crônico-degenerativas, como Alzheimer e Parkinson;
  • Reduz riscos de doenças cardiovasculares;
  • Auxilia na recuperação muscular e performance em exercícios;
  • Reduz o desenvolvimento de diabetes;
  • Diminui riscos de doenças oculares;
  • Reduz doenças renais.

No entanto, assim como muitas coisas na vida, nem só de vantagens vive a alimentação vegana. Exemplo disso é que na dieta há a ausência da vitamina B12, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso e produção de glóbulos vermelhos. Dessa maneira, sua falta pode gerar cansaço, falta de memória e anemia. Mas não é nada que não possa ser resolvido. A solução é a suplementação alimentar. 

O que comer na dieta vegana?

O fato é: nem só de carne e alimentos de origem animal vive a humanidade! Os veganos estão aí para comprovar isso. No cardápio da dieta vegana, diferentemente do que muitos pensam, há inúmeras possibilidades acessíveis. Dessa maneira, são muitos os ingredientes que podem ser combinados entre si, gerando uma refeição nutritiva e deliciosa

Dito isso, a carne pode ser substituída e o leite também. Sabe como? Existe carne de soja. Além disso, a criatividade é quem manda, é possível criar receitas simulando o alimento, como é o caso da carne de jaca. No caso do leite, existem opções como leite de coco e de amêndoas.  

Portanto, o cardápio vegano é, por sinal, muito saudável. Isso porque é rico em legumes, verduras, frutas, oleaginosas, grãos, sementes, cereais, brotos, cogumelos, algas e hortaliças. Isso posto, não pense que na dieta vegana faltam fontes de proteína. É possível encontrar o nutriente nos grupos alimentares citados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.