Saiba o que a vitamina C pode fazer por sua pele

o que a vitamina C pode fazer por sua pele

Assim como em nosso guarda-roupa, na nossa rotina de beleza tem alguns itens importantíssimos e que não podem faltar, a vitamina C é um deles. Digamos que ela pode ser considerada a sua melhor amiga nos cuidados com a pele, isso porque possui uma lista maravilhosa de benefícios. É efeito antioxidante que você quer? Combater os temidos radicais livres que geram o envelhecimento? Clarear manchas? Pele luminosa? A vitamina C pode fazer por sua pele tudo isso e mais. Além disso, ela é responsável pela produção de colágeno, o grande protagonista de uma pele jovial e bonita.

O que é

A vitamina C é também chamada de ácido L-ascórbico. É um nutriente hidrossolúvel, de extrema importância para o nosso organismo, contudo, ela não é naturalmente produzida por ele. Dessa forma, a maneira de usufruirmos de seus benefícios é através da ingestão ou uso tópico. Nos alimentos, podemos encontrá-la em frutas como laranja, acerola e morango. Ah, ela também está presente nos legumes, então coma bastante brócolis e espinafre. É importante ressaltar que, além das vantagens que a vitamina C traz para nossa pele, ela é uma forte aliada no que diz respeito a melhorar a nossa circulação sanguínea e sistema imunológico. Ou seja, diga bye bye para os indesejados resfriados e gripes.

O que a vitamina C pode fazer por sua pele

Como dito acima, é possível fazer o uso tópico da vitamina C, ou seja, na pele. Por isso, a vitamina é comercializada em hidratantes, séruns, máscaras, loções, géis. Bem democrática, não é mesmo? A lista de benefícios oriundos de sua utilização é extensa. Alguns deles são:

Pele mais firme

Colágeno, quantas vezes já viu essa palavra no que diz respeito aos tratamentos para a pele? Mas é porque ele é extremamente necessário para promover a elasticidade da pele. Dessa maneira, a vitamina C promove a síntese de colágeno. Por conseguinte, a pele ficará mais firme e com menos linhas finas de expressão.

Efeito antioxidante

Esse é o efeito responsável por proteger a pele da exposição solar e, claro, dos efeitos da poluição. Afinal, não é segredo que estamos, constantemente, expostos a tais agressões, concorda? São elas as culpadas por acelerar o envelhecimento, assim como a alimentação inadequada, estresse, entre outros. Vale ressaltar que a pele possui uma capacidade natural de antioxidação, contudo, ela perde essa função após os 18 anos. Triste, né?

Fonte de hidratação

Ouvi que você quer pele hidratada, é isso mesmo? Então se joga na vitamina C! A substância consegue impedir que nossa pele perca água, ou seja, ela revitaliza nossa pele e dá aquele glow.

Uniformização do tom de pele

Um dos efeitos mais desejados. A vitamina C conta com propriedades capazes de clarear manchas, como melasmas e outras causadas pela hiperpigmentação. O motivo? Ela inibe a produção de tirosina, a substância responsável por criar a melanina. Ademais, a vitamina C, além de ter ação clareadora, previne o aparecimento de novas manchas. Sensacional, né? De mais a mais, a vitamina uniformiza o tom da pele.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.