Novembro Azul: alimentos que previnem o câncer de próstata

  • por em 20 de novembro de 2020
alimentos que previnem o câncer de próstata

Estamos em novembro, mês dedicado à campanha cujo objetivo é conscientizar os homens acerca da necessidade de prevenir e diagnosticar, precocemente, o câncer de próstata.  Desse modo, o Novembro Azul surgiu para alertar a população masculina, para que deem a devida importância para a saúde. Vale ressaltar que,  segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse tipo de tumor é o segundo que mais atingem homens no país. Diante disso, homens com histórico da doença na família e com mais de 45 anos são os mais atingidos pelo câncer de próstata. Além disso, uma alimentação rica em carnes embutidas e alimentos processados, por exemplo, pode influenciar o desenvolvimento da doença. Logo, uma dieta saudável é fundamental para auxiliar na prevenção. Dessa forma, confira, neste post, alimentos que previnem o câncer de próstata. 

Alimentos que previnem o câncer de próstata

A alimentação é uma forma de prevenir inúmeras doenças, inclusive, o câncer. Portanto, para prevenção do câncer de próstata, indica-se a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, fibras e em licopeno. Isso posto, deve-se consumi-los regularmente, para que eles auxiliem nos cuidados contra a doença.

Opte por ingerir:

Tomate

Algo que não costuma faltar na mesa dos brasileiros é o tomate. Ele, além de muito popular, é rico em um antioxidante capaz de proteger as células da próstata contra possíveis alterações, como o crescimento descontrolado que causa o tumor. Além disso, é importante salientar que o corpo absorve melhor o antioxidante quando está em temperaturas mais altas. Portanto, indica-se cozinhar o tomate, servi-lo grelhado ou em forma de molho.

Oleaginosas

Ou seja, aposte nas amêndoas, avelã, nozes, castanhas e amendoins. Isso porque são fonte de selênio, um mineral que ajuda a renovar as células. Além disso, as oleaginosas são ricas em vitamina E, importante nutriente que auxilia no aumento da imunidade.

Chá verde

Engana-se quem pensa que o chá verde é apenas um grande aliado do emagrecimento. A bebida é rica em nutrientes de ação antioxidante, como os polifenóis e isoflavonas. Logo, sua ingestão ajuda a prevenir o câncer de próstata.

Peixes

Além de muito saborosos, os peixes são ricos em ômega-3. Este, por sua vez, atua como antioxidante e anti-inflamatório. Consequentemente, deixa as células mais saudáveis, reduzindo, assim, as chances de desenvolver doenças como o câncer. Diante disso, inclua peixes de água salgada na sua alimentação, como o atum, salmão e sardinha.

Cebola e alho

Isso mesmo! Eles são muito mais que temperos. Diante disso, a cebola e o alho, além de fortalecer nossas defesas naturais, são alguns dos alimentos que previnem o câncer de próstata. Isso porque são repletos de antioxidantes. Dessa forma, quando consumidos juntos, seus efeitos ficam mais poderosos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.