Limão faz bem para a saúde? Conheça as suas características

  • por em 27 de outubro de 2020
limão faz bem para a saúde

O limão é um fruto cítrico muito democrático, isso porque pode ser utilizado em inúmeros pratos – carnes, mousses, tortas, saladas, entre outros. Ele é utilizado em diversos planos alimentares, sendo muito popular por deixar os preparos  com um toque de acidez e bem temperados. Desse modo, basta uma pitada de limão para que os sabores fiquem ainda mais marcantes. Além disso, o limão possui baixa concentração de calorias, o que é uma grande justificativa para a sua grande popularidade. Conhecido por ser fonte de vitamina C e pelo seu sabor ácido, além de ser um ótimo ingrediente, conta com alta concentração de nutrientes importantes. Isso posto, tais nutrientes estão presentes não só na polpa, como também em sua casca. Diante disso, o limão faz bem para a saúde

Características do limão

Como dito anteriormente, o limão é rico em vitamina C, representando grande parte da quantidade diária que precisamos desse nutriente – 55%. Dessa maneira, a vitamina C ajuda a melhorar nosso sistema imunológico e consiste em um poderoso antioxidante. Logo, ajuda a evitar as gripes e resfriados. Ademais, o limão conta com outros potentes antioxidantes, como o ácido cafeico, limonóides e os polifenóis. Vale ressaltar que o fruto tem propriedades diuréticas, visto que possui potássio. Logo, ele ajuda a eliminar o sódio presente em nosso organismo.

Por que o limão faz bem para a saúde

Já deu para perceber que ele contém muitos nutrientes benéficos para o nosso organismo, certo? Por isso ele faz bem para a saúde. Isso posto, limão é bom para:

Combater a gripe e o resfriado

Vai me dizer que sua avó nunca te disse para fazer um cházinho com limão para melhorar a gripe? O limão ajuda o organismo a melhorar o sistema de defesa, diminuindo, assim, o desenvolvimento de resfriados e gripe.

Diminuir os riscos de câncer

Por conter substâncias como os limonóides, o limão ajuda a reduzir células cancerígenas, responsáveis por causar, por exemplo, câncer de pele, mama, boca, entre outros.

Ajudar a emagrecer

O limão pode ajudar a emagrecer, isso porque conta com poucas calorias e muitas fibras. Além disso, ajuda a desintoxicar o organismo. Vale ressaltar que acredita-se que por ter vitamina C, o limão auxilia no processo de queima de gorduras. Ademais, o fruto ajuda a reduzir a vontade de comer doces, tendo em vista que ele promove a limpeza das papilas gustativas. 

Prevenir o envelhecimento precoce

O limão conta com antioxidades, nutrientes que ajudam a melhorar a qualidade da pele. Logo, o consumo de limão contribui para retardar o aparecimento das marcas de expressão e rugas. De mais a mais, ajuda a manter a hidratação da pele.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.