Frutas recomendadas para os diabéticos

frutas recomendadas para os diabéticos

Quando se ouve falar em diabetes, surgem inúmeras associações com restrições alimentares. É, basicamente, o que ocorre em relação às dietas. Contudo, a realidade é outra. Claro que uma pessoa diabética deverá seguir recomendações quanto à alimentação. Mas, afinal, quem não precisa? O que tanto os diabéticos, como os não diabéticos, devem prezar? Isso mesmo, uma alimentação saudável, sem excessos. Desse modo, deve-se ter um cuidado maior em relação aos alimentos com muita açúcar. Isso porque o organismo dessas pessoas tem mais dificuldade em transformá-la em energia. Devido a isso, há muitas dúvidas se diabéticos podem comer frutas. Tendo em vista que elas possuem um açúcar natural. Diante disso, é sim permitido o consumo. No entanto, existem as frutas mais recomendadas para os diabéticos. Confira!

Diabetes e frutose

Devido à frutose, muitas pessoas com diabetes optam por eliminar de vez as frutas do cardápio. Entretanto, esse açúcar natural não será um empecilho, desde que consumida de forma consciente. Isto é, dentro do limite de carboidratos permitidos em cada refeição. Dito isso, opte por frutas com menos açúcar.

Vale ressaltar que manter esse esse tipo de alimento no dia a dia é de extrema importância. Visto que são grandes fontes de antioxidantes, fibras e vitaminas. Porém, cada paciente diabético recebe uma recomendação de quantas porções de fruta consumir.  Contudo, há uma orientação geral: ingerir, diariamente, de 3 a 5 frutas.

Frutas recomendadas para os diabéticos

Coco

O coco é riquíssimo em ácido láurico e ácidos graxos. Por consequência, é um aliado do combate aos fungos e bactérias. Além disso, essas substâncias são importantes para o bom funcionamento intestinal. Por fim, a gordura presente na fruta gera saciedade e diminui possíveis inflamações. O coco também ajuda a reduzir a carga glicêmica. 

Maçã

A fruta é uma ótima fonte de nutrientes. Inclusive, para os diabéticos, ela ganha destaque por conter a fibra pectina. Isso porque a substância além de contribuir para controlar a glicemia, também reduz o colesterol ruim.

Abacate

O abacate, por quase não conter açúcar, é uma ótima pedida para os diabéticos. Além disso, ele é rico em gorduras boas, auxiliando no aumento do colesterol bom. A fruta é uma boa opção para garantir mais tempo de saciedade. No entanto, deve-se consumir o abacate de forma moderada, já que ele é muito calórico. 

Cereja, mirtilo, morango

Além de muito gostosas, elas contribuem para o controle do nível de açúcar no sangue. De mais a mais, são fonte de vitamina C e antioxidantes.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.