Exercícios para quem tem artrite: opções aliviam desconfortos

  • por em 26 de novembro de 2020
exercícios para quem tem artrite

Não é segredo que as atividades físicas proporcionam benefícios para toda a saúde, além de trazer vantagens para os ossos e articulações. Diante disso, praticar algum exercício é de extrema importância para pessoas que sofrem de artrite. No entanto, as dores nas articulações podem tornar as atividades desagradáveis e, até mesmo, impraticáveis. Dessa forma, indivíduos com artrite tendem a deixar de lado o hábito de se exercitarem. Entretanto, a prática de atividade física contribui no aumento da flexibilidade e força. Consequentemente, ajuda na redução das dores acometidas pela artrite. Visto que nem todas as atividades são indicadas, existem opções ideais de exercícios para quem tem artrite. Com isso, é essencial buscar a orientação de um fisioterapeuta, por exemplo, para entender quais opções melhor atenderão o seu caso. 

Por que pessoas que sofrem de artrite devem se exercitar

Primeiramente, é importante ressaltar que a artrite é caracterizada pela inflamação das articulações, popularmente conhecidas como “juntas”. Essa inflamação ocasiona dor, destruição dos tecidos, deformações e redução na qualidade de vida. Logo, a atividade física age como um meio de manter as articulações saudáveis. Isso porque, ao se exercitar, as articulações adquirem maior flexibilidade, o que preserva suas funções motoras e reduz as dores . Além disso, como os exercícios fortalecem os músculos, há menos chances das juntas se deformarem.

Exercícios para quem tem artrite

Atividades de baixo impacto

São exercícios como a dança, pilates, caminhada e subir escadas. São ótimas exercícios para quem tem artrite, pois ajudam a controlar o colesterol, fortalecer o sistema cardiovascular e, de quebra, queimam calorias. Dessa forma, como a artrite aumenta as chances de doenças do coração, é importante incluir alguma dessas atividades na rotina. Além disso, essas atividades retardam um grande efeito da artrite: a perda de massa óssea. Dessa forma, há a redução das chances de, futuramente, causar osteoporose.

Tai chi

É uma técnica oriental com grande potencial de ajudar pacientes com artrite a aumentar a flexibilidade, ampliar o alcance dos movimentos e fortalecer os músculos. Além disso, o exercício é uma boa maneira de aliviar as dores, pois exige foco e concentração, o que ajuda a não focar nos incômodos causados pela artrite.

Hidroginástica

A hidroginástica ajuda a fortalecer os músculos, sem prejudicar as juntas. Isso porque a água amortece o impactos dos pés com o chão. Além disso, a natação também é um ótimo exercício para quem tem artrite, visto que melhora a saúde do coração e contém os mesmos benefícios que a hidroginástica. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.