Exercícios ajudam a reduzir o estresse: confira opções

  • por em 2 de dezembro de 2020
exercícios ajudam a reduzir o estresse

Você sabia que sentir estresse não é algo incomum para o ser humano? Entretanto, como tudo na vida, o estresse em excesso pode gerar muito efeitos negativos em nossa saúde. Exemplo disso é a dor de cabeça, ansiedade, ganho de peso, dificuldade para se concentrar, dores no corpo, irritabilidade, entre outros. Dessa maneira, é fundamental encontrar maneiras saudáveis para aliviar o estresse. Existem inúmeras opções para te ajudar nessa jornada e a atividade física é uma delas. Isso porque muitos exercícios ajudam a reduzir o estresse, pois melhoram a capacidade do corpo utilizar o oxigênio.

Benefícios de se exercitar

Além disso,  se exercitar auxilia na melhora da circulação do sangue em nosso organismo, e aumenta a produção da hormônio da felicidade. Consequentemente, proporciona a incrível sensação de bem-estar. Com isso, ao melhorar o seu bem-estar físico e mental, os exercícios ajudam amplamente na promoção de uma melhor qualidade de vida. 

Dessa maneira, ao praticar alguma atividade, a sua mente se mantém afastada das preocupações do dia a dia, pois os movimentos ajudam a focar apenas no seu próprio corpo. Desse modo, você sentirá mais clareza e calma. Isso posto, as questões comportamentais são fundamentais para a redução do estresse. Portanto, ao notar os resultados da prática de exercícios físicos, a autoestima ficará elevada, contribuindo para o bem-estar. 

Exemplos de exercícios que ajudam a reduzir o estresse

Nada melhor que atingir os seus tão sonhados objetivos e, de quebra, aliviar todo o estresse acumulado, não é mesmo? Diante disso, veja abaixo algumas opções de atividades incríveis para te ajudar nesse processo de redução do estresse: 

  • Caminhada ou corrida rápida;
  • Natação ou hidroginástica;
  • Ciclismo;
  • Jogar tênis;
  • Dançar.

Viu essas alternativas, mas quer outras opções capazes de te acalmar e trazer a sensação de relaxamento que você tanto merece? Confira estas opções que te ajudarão a desacelerar a acalmar sua mente: 

  • Yoga;
  • Pilates;
  • Mindfulness;
  • Meditação;
  • Exercícios de respiração.

Além disso, se você está começando a se exercitar agora, peça orientações ao seu médico sobre quais formas de exercícios são adequadas para o seu caso. Dessa maneira, ele irá ajudá-lo a desenvolver uma rotina de exercícios segura e eficaz.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.