Você sabia que sentir estresse não é algo incomum para o ser humano? Entretanto, como tudo na vida, o estresse em excesso pode gerar muito efeitos negativos em nossa saúde. Exemplo disso é a dor de cabeça, ansiedade, ganho de peso, dificuldade para se concentrar, dores no corpo, irritabilidade, entre outros. Dessa maneira, é fundamental encontrar maneiras saudáveis para aliviar o estresse. Existem inúmeras opções para te ajudar nessa jornada e a atividade física é uma delas. Isso porque muitos exercícios ajudam a reduzir o estresse, pois melhoram a capacidade do corpo utilizar o oxigênio.
Benefícios de se exercitar
Além disso, se exercitar auxilia na melhora da circulação do sangue em nosso organismo, e aumenta a produção da hormônio da felicidade. Consequentemente, proporciona a incrível sensação de bem-estar. Com isso, ao melhorar o seu bem-estar físico e mental, os exercícios ajudam amplamente na promoção de uma melhor qualidade de vida.
Dessa maneira, ao praticar alguma atividade, a sua mente se mantém afastada das preocupações do dia a dia, pois os movimentos ajudam a focar apenas no seu próprio corpo. Desse modo, você sentirá mais clareza e calma. Isso posto, as questões comportamentais são fundamentais para a redução do estresse. Portanto, ao notar os resultados da prática de exercícios físicos, a autoestima ficará elevada, contribuindo para o bem-estar.
Exemplos de exercícios que ajudam a reduzir o estresse
Nada melhor que atingir os seus tão sonhados objetivos e, de quebra, aliviar todo o estresse acumulado, não é mesmo? Diante disso, veja abaixo algumas opções de atividades incríveis para te ajudar nesse processo de redução do estresse:
- Caminhada ou corrida rápida;
- Natação ou hidroginástica;
- Ciclismo;
- Jogar tênis;
- Dançar.
Viu essas alternativas, mas quer outras opções capazes de te acalmar e trazer a sensação de relaxamento que você tanto merece? Confira estas opções que te ajudarão a desacelerar a acalmar sua mente:
- Yoga;
- Pilates;
- Mindfulness;
- Meditação;
- Exercícios de respiração.
Além disso, se você está começando a se exercitar agora, peça orientações ao seu médico sobre quais formas de exercícios são adequadas para o seu caso. Dessa maneira, ele irá ajudá-lo a desenvolver uma rotina de exercícios segura e eficaz.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.