Você já ouviu falar em glúten? Ele é considerado um grande vilão no que diz respeito à alimentação. Mas não pense que é sem motivo, isso porque existem pessoas que são celíacas (possuem intolerância à substância). Além disso, o glúten é visto como negativo para o plano alimentar de quem pretende emagrecer, pois a proteína reduz a presença de hormônios que nos trazem a sensação de saciedade. Consequentemente, a alimentação sem glúten ganhou o coraçãozinho de muita gente por aí. Ademais, as refeições ficam mais saudáveis sem a presença dele. Isso porque os alimentos que possuem glúten (pães, massas, bolos, biscoitos, entre outros) não são nada nutritivos. Vale ressaltar que a substância pode causar inchaço e desconforto abdominal. Portanto, aderir uma dieta sem glúten é algo positivo para todos, não só os celíacos.
O que é
O glúten é um tipo de proteína, responsável por ajudar os alimentos a manterem sua forma. Desse modo, ele atua como uma espécie de cola, garantindo mais flexibilidade a eles.
Alguns alimentos sem glúten
Já falamos neste texto que os vegetais, frutas e carnes não contém glúten, não é mesmo? Além deles, podemos incluir o ovo, leite, derivados do leite e grãos. Confira abaixo uma listinha com alguns alimentos sem glúten.
- Ovos
- Carnes
- Leite
- Iogurte
- Queijos
- Arroz
- Batata
- Batata doce
- Mandioca
- Inhame
- Abóbora
- Amaranto
- Chia
- Linhaça
- Castanhas
Como aderir uma dieta sem glúten
Quer cortar o glúten da sua alimentação? Basta não ingerir os alimentos que contenham a proteína. Desse modo, elimine todos os que são feitos com farinha de trigo, centeio ou cevada.
Afinal, o glúten engorda?
Como dito anteriormente, o danadinho está presente em alimentos ricos em carboidratos. Dessa forma, por serem alimentos mais calóricos, podem ajudar no ganho de peso. Portanto, eliminar o glúten da sua vida te ajudará a emagrecer, caso esse seja seu objetivo.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.