Dicas para dormir melhor: veja como melhorar a qualidade do sono

  • por em 28 de setembro de 2020
dicas para dormir melhor

Um dos momentos mais agradáveis é quando deitamos em nossa caminha para descansar, não é mesmo? No entanto, algumas vezes, esse momento mágico se transforma em um pesadelo. Digo isso, pois, não há nada mais frustrante do que se deitar para dormir, virar para um lado, virar para o outro e nada de pegar no sono. Diante disso, a insônia é uma infeliz companheira. Ela pode aparecer constantemente ou às vezes. Contudo, independente da frequência, ela se tornou um problema alimentado por inúmeros fatores.   O sono é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, dormir bem é essencial para combater muitos fatores, como o estresse e ansiedade. Além disso, uma boa noite de sono é capaz de melhorar o seu desempenho nos treinos e, claro, te ajuda no processo de emagrecimento. Portanto, para te ajudar a dormir como um anjinho, te daremos dicas para dormir melhor. Confira!

Insônia

Você sabia que um a cada três brasileiros tem insônia? A informação é da Associação Brasileira do Sono.  A insônia é caracterizada pela dificuldade para dormir. Ela também se caracteriza pelo ato de acordar muitas vezes durante a noite e, consequentemente, demorar para adormecer novamente. Muitas pessoas não chegam sequer a pregar os olhos durante uma noite inteirinha. 

Vale ressaltar que durante o período do sono, o corpo coloca a casa em ordem, isto é, realiza uma série de funções importantes, é uma espécie de limpeza. Logo, enquanto dormimos, nossa imunidade está sendo fortalecida, hormônios são liberados, funções neurais são normalizadas, o metabolismo entra em ação, os músculos são recuperados, entre diversas outras coisas. Portanto, dicas para dormir melhor te ajudará, inclusive, a viver melhor.

Dicas para dormir melhor

Leia antes de dormir

Tente se deitar apenas quando o sono aparecer. Desse modo, antes disso, fique recostado em sua cama com a companhia de um livro. Assim, leia sob uma luz mais fraca. Busque uma leitura mais leve, com histórias que te tragam paz e tranquilidade. 

Deixe o celular de lado

O fato é: ficar mexendo no celular antes de dormir, olhando inúmeras vezes duas redes sociais, te deixará ansioso. Isso porque você receberá inúmeros estímulos que te manterá em estado de alerta.  Além disso, a luminosidade da tela do aparelho, também é capaz de nos deixar mais ativos e, portanto, nada relaxados para adormecer

Evite cochilos longos ao longo do dia

Um cochilinho depois do almoço é uma delícia, eu sei! Ademais, é bem revigorante. Entretanto, dormir demais durante o dia pode “atrapalhar” o seu relógio biológico e, dessa forma, você não sentirá sono na hora adequada: durante a noite. 

Não ingira cafeína durante a noite

Bebidas como o chá verde, café e chá preto são uma delícia, não podemos negar. Contudo, são estimulantes e, consequentemente, vilãs do sono. Dessa forma, evite-as durante a noite. 

Faça exercícios

Os exercícios ajudam a regular os hormônios, trazendo sensação de bem-estar e relaxamento. Portanto, a atividade física ajuda a dormir melhor. Vale ressaltar que se você prefere treinar a noite, tente se exercitar, pelo menos, 6 horas antes do horário que costuma dormir. Pois, caso contrário, você poderá ficar mais agitado. 

Não se encha de carboidratos

Segundo pesquisa, ingerir muitos carboidratos podem atrapalhar o seu sono. Com isso, mesmo que você consiga dormir mais rápido, não será um sono de qualidade. Diante disso, de acordo com estudos, uma dieta com mais ingestão de gorduras do que de “carbos” traz um sono mais tranquilo e profundo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.