Dicas fáceis para acelerar o metabolismo

dicas fáceis para acelerar o metabolismo

Me diz: quem não tem vontade de dar aquele “turbo” no metabolismo? Se você não deseja, com certeza é uma daquelas pessoas morremos de inveja. Ou seja, é quem come, come, come mais um pouco, come de novo mas não engorda. Piadas à parte, receber dicas fáceis para acelerar o metabolismo ajuda muita gente, principalmente quem busca emagrecer.

Desse modo, se você está se esforçando bastante para manter uma boa relação com a balança, porém não consegue dar tchau para os quilos a mais, o culpado, provavelmente, é o metabolismo. Isso porque a perda de gordura não depende apenas da quantidade de calorias que você ingere. O processo de emagrecimento é diretamente influenciado pelo modo como seu organismo transforma calorias em energia.

Logo, quem possui metabolismo mais lento tem mais dificuldade em emagrecer. No entanto, não se desespere! Embora ele seja um fator determinado pela genética, existem maneiras fáceis de acelerar o metabolismo. Quer saber como? Confira neste post!

Mas, ei, o que é metabolismo?

As células do nosso corpo precisam de energia para realizar suas tarefas. Sabe de onde vem essa energia? Das calorias presentes nos alimentos que comemos. Isso posto, o metabolismo diz respeito ao sistema que transforma calorias em energia. Logo, ele é um conjunto de reações químicas responsáveis por manter nosso organismo vivo.

Vale ressaltar que o metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, como idade, hormônios, massa muscular, exercícios físicos e alimentação. Diante disso, indivíduos mais novos, praticantes de atividades físicas e com mais massa muscular, tendem a ter um metabolismo mais acelerado. Consequentemente, queimam mais calorias. Ademais, conforme vamos envelhecendo, nossa massa muscular diminui. Mulheres, por exemplo, chegam a perder entre 10% a 15% de massa muscular entre os 20 e 50 anos.

Dicas fáceis para acelerar o metabolismo

Ingerir alimentos certos

Aposte em alimentos termogênicos, como a pimenta, gengibre, café, canela e chá verde. Tais alimentos possuem propriedades que contribuem para acelerar o metabolismo. Além disso, busque se alimentar de forma saudável, consumindo vegetais, proteínas e gorduras boas. Esses hábitos geram um equilíbrio e ajudam o organismo a funcionar de uma maneira melhor.

Beba bastante água

Para o metabolismo funcionar a todo vapor, ele precisa de muita hidratação. Desse modo, se a água estiver mais gelada, o organismo terá que gastar energia para deixá-la igual a sua temperatura corporal.

Se exercite

Já percebeu que exercícios físicos são bons para tudo, não é mesmo? Além do corpo gastar energia para treinar, a atividade física estimula o metabolismo a continuar acelerado por cerca de 4 horas. Sendo assim, praticar exercício 2 vezes ao dia, por exemplo, faz com que seu corpo tenha que gastar mais calorias durante cerca de 8 horas.


Durma bem

Dormir bem é essencial para perder peso. Isso porque uma má qualidade do sono podem interferir negativamente nos seus hormônios e na queima de carboidratos. Sabe o que resulta disso tudo? Você fica sem disposição e com irritação.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.