Mel faz bem para a saúde? Saiba mais sobre o adoçante natural

mel faz bem para a saúde

Quantas vezes você já ouviu “é importante consumir alimentos naturais”? Muitas vezes, aposto! E, de fato, a frase é  a mais pura verdade. Sabe o que mais é puro? O mel. O produto existe graças a uma da espécies mais essenciais presentes na natureza: as abelhas. Ele é fruto do trabalho duro desses animaizinhos que posam de flor em flor para extrair a matéria-prima necessária para a produção do adoçante natural que é adorado por muitos.  Dito isso, o mel é um produto que ganhou espaço de destaque nas prateleiras de produtos naturais e saudáveis. Contudo, deve-se consumi-lo com moderação, isso porque, quando comparado ao açúcar, o mel contém mais carboidratos. Enquanto uma colher de sopa do açúcar industrializado possui 13g de carboidratos, a mesma quantidade de mel conta com 17g do macronutriente.  Dito isso, fica o questionamento: afinal, é verdade que o mel faz bem para a saúde

Saiba mais sobre o mel

Temos uma resposta positiva quanto à pergunta feita anteriormente, ou seja, é verdade que o mel faz bem para saúde. Porém, é importante ressaltar isso diz respeito ao mel puro, digo isso pois como boa parte do produto produzido no Brasil é destinado à exportação, ele é  vendido por um preço mais elevado em território nacional. Dessa maneira, há um grande consumo de um mel “batizado” com melaço de açúcar ou amido de milho, o que reduz a qualidade do produto, bem como os seus benefícios.

Algumas das propriedades do mel

O mel contém boa quantidade de carboidrato e açúcar, por isso ele é considerado uma ótima forma de obter energia rapidamente.  Outrossim, o produto possui alguns ácidos orgânicos, como  o ácido glucônico, um poderoso antibactericida. 

O alimento também fornece grande variedade de minerais, como boro, cálcio, chumbo, ferro, alumínio, zinco, entre outros. Além disso, ele conta com vitaminas do complexo B: B1, B2, B3, B5, B6, B8 e B9. Há também a presença de vitamina C e vitamina D.

Motivos pelos quais o mel faz bem para a saúde

O adoçante natural possui uma incrível ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou a entrada de microorganismos no nosso corpo. Por conseguinte, ele nos protege de doenças. Por ser rico em antioxidantes, protege o coração e o corpo do envelhecimento, além de auxiliar na redução do colesterol e da pressão sanguínea. Ademais, ele possui propriedades terapêuticas. Confira outros benefícios do mel:

  • Alivia a dor de garganta, asma e tosse: o mel diminui a inflamação e inchaço da garganta e dos pulmões, sendo eficiente ainda nos casos de gripe e resfriado;
  • Melhora a saúde gastrointestinal: por ser  um prebiótico muito potente, nutre as bactérias boas que vivem no intestino, com isso, traz melhorias para a digestão e para a saúde em geral;
  • Auxilia no combate à ansiedade: utilizar o mel como substituto do açúcar é considerado uma boa maneira de auxiliar na redução dos níveis de ansiedade.

Como saber se o mel é puro

Há testes simples que podem ser feitos em casa para saber a procedência do produto. Exemplos:

  • Coloque uma gota de mel em seu polegar. Caso ele se espalhe rapidamente, ele não é puro;
  • Adicione uma colher de sopa de mel em um copo cheio de água. Se ele for puro, não dissolverá no líquido. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.