Crossfit proporciona resultados rápidos? Conheça a prática

Quem não conhece algum praticante de crossfit, não é mesmo? Os adeptos defendem, com unhas e dentes a modalidade. Pois é, o crossfit tem a habilidade de transformar aqueles que praticam atividade. Dessa forma, muitos por aí mudam seus hábitos e se tornam pessoas dedicadas aos treinos. Consequentemente, o indivíduo adquire mais disciplina. Além disso, aumenta a determinação e o foco nas metas estabelecidas. Ah, vale ressaltar que a atividade se popularizou pois o crossfit proporciona resultados rápidos. Desse modo, rapidamente, há mudanças significativas no corpo de quem pratica. O fato é: ele ganhou o coração da galera por proporcionar aumento de força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência etc. Quer saber mais sobre a prática? Eu te conto. Confira!

Mas o que é Crossfit?

Inicialmente, o crossfit era utilizado, nos EUA, em treinamentos militares. Isso porque as atividades são bem intensas. Não é incomum ter pessoas que o confundem com treinamento funcional. Isso porque ambos têm propostas parecidas: movimentar bastante o corpo. Dessa forma, as duas modalidades fazem uso da escalada, corrida, saltos, agachamentos etc. No entanto, há diferença. Sabe qual é? A intensidade do treino. Logo, o crossfit conta com treinamentos mais intensos, feitos em equipe.

Desse modo, precisa-se de, no mínimo, duplas para realizar os exercícios. Com isso, você terá de se esforçar bastante para que, assim, sua equipe seja bem sucedida. Portanto, as atividades são desafiadoras, intensas e, claro, animadoras, pois todos precisam cumprir o WOD.

Calma, sei que deve estar perdido, não é mesmo? Afinal, o que é WOD? Bem, é um dos tantos termos presentes no vocabulário “crossfiteiro”. É um termo em inglês, workout of the day. Ou seja, em tradução livre, quer dizer treino do dia. Dessa forma, o instrutor de crossfit monta um treino para os alunos presentes no box – local especializado para prática do esporte. Diariamente, há um novo desafio a ser feito. Isso posto, algumas das atividades que compõem os treinos são: squats, push jerk, burpees, toes to bar, entre outros. Contudo, não se desespere, caso esteja pensando em se inscrever nas aulas, você aprenderá tudo isso.

Como é feito o treino

O crossfit foi feito para todos. Isso porque independe da idade e do seu condicionamento físico. Contudo, é importante realizar exames para garantir que você não possui contraindicação.

Quanto aos exercícios, eles são feitos progressivamente. Dessa maneira, quem é sedentário e nunca praticou crossfit, inicia os treinos de forma diferente daquela pessoa mais ativa, mas que também nunca praticou a modalidade. Logo, para evitar possíveis lesões, os treinos são feitos gradualmente, para que o corpo se adapte aos movimentos. Com isso, à medida que o corpo vai acostumando, adiciona-se mais carga, para deixar o treino mais intenso.

A duração dos treinos gira em torno de uma hora e seguem, basicamente, três partes: aquecimento, alongamento dinâmico ou técnica, workout of the day.

Crossfit proporciona resultados rápidos: confira os benefícios

Além dos benefícios citados anteriormente, o exercício proporciona mais vantagens:

  • Emagrecimento rápido;
  • Alivia o estresse;
  • Aumenta a capacidade de trabalhar em equipe;
  • Aumenta a autoestima;
  • Acelera o metabolismo;
  • Fortalece a musculatura;
  • Proporciona ganho de massa magra.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.