Conheça os benefícios do alongamento

benefícios do alongamento

Atire a primeira pedra quem nunca acordou e se deparou com uma dorzinha ali, outra ali; sentiu aquele cansaço mesmo sabendo que teve uma boa noite de sono. Ou, até mesmo, despertou e percebeu que  algumas partes do corpo estão estalando. Já te digo, de antemão, que esses estalos não são sinais de que você está crocante, eles — bem como as dorzinhas e o corpo cansado — são indícios de que você pode estar precisando dar aquela atenção à uma prática bem simples, seja você um praticante de carteirinha de exercícios físicos,  ou alguém que não se exercita. Sim,  mesmo se você não pratica atividades — mas saiba que deveria o seu corpo necessita se alongar. Dessa forma, desde que feito corretamente, são inúmeros os benefícios do alongamento.

Afinal, o que é alongamento

O alongamento é uma prática que promove a tão desejada flexibilidade muscular. Ou seja, quanto mais alongado o músculo estiver, mais flexível ele será. Além disso, os alongamentos potencializam os movimentos das articulações comandadas pelos músculos.

Sabe como um exercício tão simples é capaz de fazer tudo isso? Tudo ocorre pois, quando nos alongamos, a nossa musculatura sofre um aumento na temperatura. Ademais, é por meio dos alongamentos que nossos músculos ficam mais preparados para exercer algum movimento.

Como deve ser feito o alongamento

É importante salientar que, ao se alongar, não pode haver dor. A sensação que o alongamento causa é de uma leve tensão. Dito isso, procure um profissional para te auxiliar na execução dos exercícios, para que, assim, eles sejam realizados de forma correta e sem causar possíveis danos. De mais a mais, os alongamentos são feitos de forma suave e mais lenta, sendo que, o mesmo tipo de exercício pode ser realizado mais vezes, de forma a potencializá-lo.

Existe uma sequência recomendada para se alongar, isto é, deve-se começar pelos músculos primários ( localizados na parte superior das costas, peitoral e parte posterior das coxas e bumbum). Logo após será a vez dos músculos secundários, como os dos bíceps e das mãos.

Benefícios do alongamento

Como foi dito anteriormente, são muitos os benefícios do alongamento. Alguns exemplos são:

Traz sensação de relaxamento: quer não quer relaxar, não é mesmo? o alongamento alivia as dores nas costas, cabeça e pescoço, por exemplo. Isso porque ele reduz a tensão muscular;

Aumenta a flexibilidade: músculos flexíveis significam melhor desempenho nas atividades do dia a dia e, claro, nos exercícios físicos. Além disso, é possível, através dos alongamentos, recuperar a flexibilidade que a idade tirou.

Melhora a circulação sanguínea: o exercício é capaz de aumentar o fluxo de sangue nos músculos;

Aprimora a postura: quando nos alongamos frequentemente, reduzimos a tensão exercida em nossa musculatura, por consequência, melhoramos a postura;

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.