Conheça os benefícios da dieta low carb

benefícios e alimentos permitidos na dieta low carb

Aquelas pessoas que buscam por dietas já se deparam com inúmeras opções por aí. Por mais que essas dietas possuam nomes e estilos diferentes, costumam ter um inimigo em comum: os carboidratos. Não é de hoje que eles são considerados os grandes vilões do emagrecimento, isso porque, quando consumidos em grandes quantidades, são transformados em açúcar na corrente sanguínea e, consequentemente, caso não sejam “queimados”, são estocados em forma de gordura. Pensando nisso e para promover um consumo inteligente desse macronutriente, surgiu a dieta low carb.

O que é a dieta low carb

Como o próprio nome já sugere, a dieta low carb visa o baixo consumo de carboidratos. Enquanto em uma alimentação “convencional” a taxa de ingestão diária de carboidrato gira em torno de 300g a 400g, na na low carb é consumido, em média, 150 gramas, sendo que, muitas vezes, os adeptos consomem até menos, variando de acordo com o objetivo. Exemplo: aqueles que desejam emagrecimento sem pressa, ingerem 25 a 50 gramas de carbos; os que querem manter o peso, ingerem de 60 a 100 gramas.

Na dieta, o principal objetivo é o uso inteligente desse nutriente e, para isso, há uma redução considerável dos alimentos que possuem açúcar e farinha branca na sua composição (arroz branco, pães, bolos, massas etc.), bem como os industrializados. Com isso, prioriza-se a ingestão de alimentos que contenham carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, os que fazem com que a glicose (açúcar) não seja absorvida rapidamente, evitando, assim, os picos de insulina no organismo. Como resultado, o corpo não realiza o temido estoque de gordura.

Alimentos permitidos na dieta low carb

A low carb enfatiza o consumo da chamada comida de verdade: legumes, verduras, frutas, proteínas e as gorduras boas. Confira alguns dos alimentos permitidos:

  • Frutas vermelhas, abacate, kiwi;
  • Verduras verdes, como rúcula, alface, couve, espinafre etc.;
  • Brócolis, rabanete, couve-flor, abobrinha;
  • Carnes em geral;
  • Peixes mais gordos, como o atum, salmão e sardinhas;
  • Ovos;
  • Derivados de leite, como queijos, iogurtes sem açúcar, creme de leite;
  • Gorduras boas, como o óleo de coco, manteiga e azeite;
  • Oleaginosas, como amêndoas, avelãs, castanhas;
  • Sementes, como linhaça, chia, girassol e gergelim;
  • Café e chás sem açúcar e,claro, muita água.

Benefícios da low carb

A dieta, além de proporcionar emagrecimento, propõe inúmeros outros benefícios. Um deles é a saciedade. Os alimentos permitidos na low carb permanecem no estômago durante mais tempo e, quando chega ao intestino, não gera pico de insulina, já que há menor absorção de glicose.

Devido à ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico, outro ponto positivo é a prevenção da diabetes.

OBS: Toda dieta se torna bem sucedida com acompanhamento profissional.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.