Razões para consumir linhaça: saiba o que ela pode fazer por você

rzaões para consumir linhaça

Existem muitas sementes com efeitos incríveis, não é mesmo? A linhaça é uma delas. Se trata de uma semente oriunda do linho que ganhou o prato de muitos por aí. Além disso, vem conquistando cada vez mais espaço nas prateleiras dos mercados. Já ouviu falar dos seus benefícios? Bem, são muitos. Entre eles estão: defender o organismo; retardar o envelhecimento das células e, consequentemente, proteger a pele; e prevenir doenças. Nada mal para uma semente, ein? Com isso, são muitas as razões para consumir linhaça.


Ademais, devido às suas vantagens, a linhaça é extremamente funcional. Ela pode ser consumida in-natura o servir como acompanhamento para saladas, iogurte, frutas, por exemplo. De mais a mais, pode ser acrescentada em inúmeras receitas, como pães, bolos, sopas etc.  O fato é: sempre há um espacinho para ela em alguma refeição.

Nutrientes presentes na linhaça

Tão pequena, porém tão rica em nutrientes! Eles contribuem para ajudar no controle do triglicérides e colesterol. Além disso, ajudam a combater as doenças do coração.  Alguns dos nutrientes: fibras, vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B, minerais, proteínas, ômega 3 e 6.

Como consumir

O ideal é consumir a linhaça triturada. Isso porque, na sua casca, há celulose, o que dificulta a digestão. Sendo assim, o ideal é ingerir, diariamente, no máximo 10g.  Como dito anteriormente, o alimento pode complementar inúmeras refeições, deixando-as mais nutritivas. Isso posto, a linhaça pode ser encontrada em farinha, óleo e grãos, por exemplo. Contudo, os grãos de linhaça possuem uma casca feita de celulose, dificultando a digestão. Tendo isso em mente, o ideal é consumi-la triturada. 

Quer adicioná-la em receitas? Pode e deve! Uma curiosidade: a linhaça pode substituir os ovos nas aventuras culinárias. Sabe por que? Ela conta com fibras solúveis e, dessa forma, ao entrar em contato com líquidos, se transforma em um “gel”.

Razões para consumir linhaça

Já falamos que ela traz muitas vantagens para o nosso organismo. Abaixo listamos algumas:

Emagrecimento

Ela diminui a liberação de glicose. Por conseguinte, evita seu picos , aumentando, assim, a sensação de saciedade. Desse modo, a linhaça ajuda no controle da diabetes. Além do mais, faz com que nosso corpo acumule menos gordura. 

Fortalece a imunidade

Isso mesmo! Por conter muitas vitaminas, a linhaça aumenta nossas defesas naturais.

Melhora o funcionamento intestinal

As fibras presentes na linhaça ajudam a melhorar o trânsito intestinal, evitando o chamado “intestino preso”. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.