Como fazer cronograma capilar? Conheça o tratamento

  • por em 8 de outubro de 2020
como fazer cronograma capilar 2

Os nossos cabelos passam por maus bocados. Isso porque o uso de secador, chapinhas, procedimentos químicos, além de banhos quentes, exposição solar, piscina, mar etc. são agressões para os nossos fios. Por mais que a gente tente evitar, são muitos os fatores que comprometem a saúde dos nossos cabelos. Consequentemente, as madeixas podem ficar ressecadas, com frizz e aspecto sem vida. Ninguém quer isso, certo? Diante disso, temos de apostar em tratamentos potentes para recuperar os nutrientes que os fios perderam. Logo, é aí que entra o famoso cronograma capilar (CC). Quer aprender como fazer o cronograma capilar? Confira neste post!

O que é ?

Como o próprio nome sugere, é uma agenda de cuidados com os cabelos. Desse modo, ele é dividido em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa tem um objetivo e, por isso, é realizada de acordo com as necessidades do cabelo. Veja abaixo para que serve cada uma:

  • Hidratação: reposição de água no fio.
  • Nutrição: reposição de nutrientes ao cabelo.
  • Reconstrução: reposição da queratina na estrutura do fio.

Além disso, todos os tipos de cabelos podem aproveitar as vantagens do cronograma capilar, a única diferença é que cada pessoa seguirá uma ordem específica no tratamento.

Isso posto, enquanto pessoas que descoloriram o cabelo, por exemplo, precisam fazer um cronograma com mais reconstrução, quem possui fios mais ressecados irá optar por um cronograma com mais hidratação e nutrição.

Como fazer o cronograma capilar

Para montar o cronograma ideal para as suas madeixas, você terá de fazer um teste de porosidade para entender do que elas precisam. Ele é bem fácil de fazer, você só precisará de um fio de cabelo e um copo transparente com água. Feito isso, basta colocar o fio dentro do copo e observar o comportamento dele. Portanto, se o fio boiar, seu cabelo precisa focar em tratamentos para hidratação. Caso ele fique no meio, precisa de nutrição. A reconstrução será o foco se o fio afundar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.