Como evitar a queda de cabelo: confira práticas para fortalecer os fios

  • por em 13 de outubro de 2020
como evitar queda de cabelo

Anda perdendo uns fiozinhos de cabelo por aí? Bem, saiba que isso é algo que preocupa muitas pessoas. No entanto, perder cabelos é completamente normal. Isso porque cerca de 50 a 100 fios caem diariamente das nossas cabeças. Desse modo, cair alguns fios ao pentear ou durante o banho, é comum. Contudo, quando você começa a notar que há tufos de cabelos espalhados pela casa, pode ficar em alerta. O fato é: existem inúmeros fatores que influenciam a queda de cabelo.  Isso posto, quando a queda capilar é mais acentuada, pode ser um sinal de algum problema de saúde. Se esse for o caso, é importante procurar ajuda médica. Além disso, a medida que vamos ficando mais velhos, ficamos com os fios mais finos. Porém, não se preocupe, existem formas de evitar a queda de cabelo. Diante disso, separamos dicas de cuidados para você colocar em prática desde já. 

Dicas para evitar a queda de cabelo

Muitas coisas podem fazer com que haja a queda de cabelo, como uso de químicas, falta de higienização adequada, excesso de caspa, entre outros. Diante disso, confira abaixo dicas para evitá-la.

Lavar o cabelo com mais frequência

Já digo de antemão: não é uma boa ideia ficar muitos dias sem lavar as madeixas. Pois, além de ficar poroso, mais oleoso e opaco, pode causar vários problemas no couro cabeludo, como sebo, resíduos de poluição e grande acúmulo de secreção. Desse movo, você poderá ter coceira, caspa e a queda de cabelo.  Logo, lavar o cabelo ao menos três vezes por semana, em dias alternados é o ideal. 

Não prender os cabelos molhados

Não é recomendável prender os cabelos enquanto estão úmidos ou molhados. Isso porque a raiz poderá ficar danificada, favorecendo a queda de cabelo. Portanto, é importante esperar os fios secarem para prendê-los. 

Dar uma pausa nos procedimentos químicos ajuda a evitar a queda de cabelo

Não é novidade que procedimentos químicos podem danificar os fios, sobretudo os cabelos mais frágeis. Caso faça coloração, escova progressiva e outras coisas do tipo frequentemente, busca hidratar bem as madeixas na semana anterior, pois ajuda a amenizar os danos. Ademais, se sentir que o cabelo está caindo após a química, dê uma pausa nesses procedimentos. 

Tratar a caspa

Devido a inflamação que se forma na região do couro cabeludo, a caspa excessiva pode gerar a queda de cabelo. Diante disso, a melhor forma de controlar a caspa é lavando os cabelos com shampoo anticaspa e antioleosidade. 

Se alimentar bem

A alimentação é essencial para deixar os cabelos fortes e saudáveis. Alguns nutrientes como selênio; ferro; zinco; vitamina E, C e do complexo B; proteínas; e grãos integrais são muito benéficos para a saúde capilar, evitando a queda de cabelo. Isso posto, busque ingerir carne, leite e frutos do mar.

Busque reduzir o estresse para evitar a queda de cabelo

O estresse é um dos fatores que geram a queda capilar. Diante disso, uma boa forma de reduzi-lo é por meio de atividades físicas, pois há a liberação de endorfina.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.