Como aumentar a imunidade: saiba quais alimentos consumir

alimentos para aumentar a imunidade

Healthy products for Immunity boosting on white background with copy space top view. Vegetables and fruits to boost immune system

Neste mês de agosto, mais precisamente no dia 5, contamos com uma data importantíssima: o Dia Nacional da Saúde. Ela serve como um grande lembrete para nos atentarmos ao nosso bem mais precioso. Como estamos vivendo algo inédito em consequência da pandemia do novo coronavírus, isso, de fato, tem ocorrido. A população está ainda mais preocupada com a saúde. Com isso, a busca por informações sobre o assunto se transformou em algo essencial. O fato é, ao se falar em saudabilidade, pensamos imediatamente em como aumentar a imunidade.

O que é imunidade

Façamos uma analogia: quando queremos evitar que estranhos invadam a nossa casa, contratamos serviços de segurança. No caso do nosso organismo, a imunidade é esse sistema de segurança. É ela que impede a entrada de substâncias estranhas em nosso corpo. Isso posto, a imunidade é o nosso mecanismo de defesa, sendo responsável por evitar que antígenos como vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças, entrem em nosso organismo, além de garantir o bom funcionamento dele. Para que esse processo seja desencadeado, contamos com o sistema imunológico.

Como aumentar a imunidade

O primeiro pensamento que nos vem em mente quando pensamos em aumentar nossa imunidade é a mudança na alimentação. Tal ideia está correta, isso porque quando nos alimentamos de forma inadequada, interferimos na qualidade das respostas imunes do nosso organismo. Uma dieta balanceada, rica em vitaminas e sais minerais, contribui para a manutenção da saúde do nosso corpo.

É importante escolhermos bem o que consumimos, um plano alimentar rico em frutas e verduras, por exemplo, auxilia nesse processo. Ingerir alimentos com grande quantidade de zinco e magnésio também contribuem para manter nosso organismo protegido. É importante lembrar que os exercícios físicos, quando aliados a bons hábitos alimentares, potencializa nossas defesas naturais.

Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Com o que dissemos aqui, ficou claro que apostar em refeições balanceadas é uma ótima pedida para ampliar nossas defesas, não é mesmo? Então pegue o seu caderninho e anote alguns dos alimentos que irão turbinar sua imunidade:

  • Alimentos ricos em zinco: O zinco auxilia no combate a resfriados, gripes e outras doenças. Você poderá encontrá-lo em carnes, cereais integrais, oleaginosas (as nozes, castanhas, amêndoas) , sementes e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico);
  • Alimentos com ácido fólico: O nutriente ajuda na formação de glóbulos brancos (são eles os responsáveis pela defesa do organismo. Você poderá encontrá-lo na couve, brócolis, espinafre, feijão, carne de fígado;
  • Alimentos com Vitamina C: A vitamina C, por ser antioxidante, aumenta a resistência do organismo. Você poderá encontrá-la nas frutas cítricas (laranja, acerola, kiwi), além do tomate e pimentão verde e vermelho.
  • Alimentos fonte de ômega-3: O ômega-3 contribui para as nossas artérias ficarem longe de inflamações. Você poderá encontrá-lo no salmão e no azeite, por exemplo.
  • Alimentos com betacaroteno: A substância é capaz de se transformar em vitamina A, importante vitamina que protege o organismo de infecções. Você poderá encontrá-lo na pimenta.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.