Como aprimorar o desempenho na corrida: confira dicas

aumentar o desempenho na corrida

Com certeza não é à toa que a corrida é considerada um dos exercícios físicos mais populares. Quando se tem como objetivo começar a praticar alguma atividade para auxiliar na conquista de uma vida mais saudável, a corrida é a primeira coisa que surge na mente. Dessa forma, cada vez mais pessoas se tornam adeptas da prática responsável por trazer melhorias significativas para a saúde física e mental. Há quem afirme que correr é algo responsável por mudar, até mesmo, o modo como se enxerga a vida. Contudo, o fato é: tanto os que começaram agora, como os que já são corredores de carteirinha, já se se perguntaram como aprimorar o desempenho na corrida, para que, assim, seja possível percorrer distâncias maiores e em um curto espaço de tempo.

Sobre a corrida

A corrida é uma atividade muito prática e acessível, isso porque é possível realizá-la a qualquer momento e em qualquer lugar. Sendo que, para executá-la, só é preciso ter disposição e, claro, um bom par de tênis. Logo, como correr é algo que permite flexibilidade de horários, a atividade pode ser inserida, até mesmo, na agenda daqueles que possuem muitos afazeres.

Seja em uma academia ou na rua, o exercício é extremamente indicado pelos mais diversos profissionais, desde que a pessoa não possua nenhuma condição de saúde que a impeça de praticá-lo. Dito isso, caso esteja pensando em se aventurar e sair correndo por aí, procure um médico para avaliar seu condicionamento físico e saber como anda seu organismo.

Dicas para aprimorar o desempenho na corrida

Em um primeiro momento, pensar em aprimorar o desempenho na corrida deve causar um certo desespero. Ultrapassar seus limites parece ser uma tarefa bem complicada e que requer muito empenho, não é mesmo? Entretanto, é mais fácil do que acha. Você só vai precisar de três ingredientes: disciplina, orientação e, por último, mas não menos importante, uma boa dose de determinação.

Ademais, é importante levar em consideração algumas dicas cotidianas e buscar adquirir alguns hábitos para que sua performance na corrida seja ampliada. Sendo eles:

  • Respiração: quando feita de forma correta, leva mais oxigênio para os músculos e, consequentemente, mais disposição e resistência para a corrida;
  • Alimentação: ela não é nada mais, nada menos que o seu combustível. Busque fazer uma refeição mais leve antes de correr. Lembre-se de adicionar carboidratos complexos ao seu cardápio, como massas integrais e a famosa batata doce;
  • Hidratação: a água é um elemento extremamente importante, beba antes, durante e depois do treino. Buque beber, em média, 300-500 ml antes de correr;
  • Aquecimento: grande responsável por preparar o corpo para receber a carga gerada pelo exercício físico. Um modo de se aquecer é realizando alongamentos leves. E, por falar em alongamentos, faça séries mais longas ao término da corrida.
  • Exercícios complementares: pratique outras atividades físicas, como subir escadas e musculação. Esses exercícios aumentam a força dos membros inferiores;
  • Intensidade da corrida: vá aumentando o ritmo da corrida conforme a sua capacidade. Busque começar em um ritmo mais lento;
  • Frequência: uma dica muito importante é correr regularmente. Dessa forma, criará um hábito e, consequentemente, terá cada vez mais fôlego para se exercitar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.