Chá verde auxilia no emagrecimento: saiba como prepará-lo

chá verde auxilia no emagrecimento

Geralmente, quando as pessoas têm como objetivo reduzir medidas, pesquisam sobre o que consumir para ajudar no processo. E, se tratando de bebidas, o chá ganhou fama ao longo dos anos. Ele pode ser feito de flores, frutos, folhas, ervas, rizomas. Inclusive, esse é um dos motivos que fazem dos chás algo extremamente democrático. Afinal, são inúmeros os sabores, cores, aromas, modos de fazer e finalidades, além de, claro, serem grandes aliados do nosso bem-estar. Ou vai me dizer que nunca ouviu sua mãe, tia ou avó falando para fazer algum chazinho para aliviar determinado incômodo? Então por que não usá-lo como aliado para eliminar as gordurinhas indesejáveis? Para ajudar na perda de peso, as pessoas possuem um queridinho: o chá verde. Então, caso você ainda estiver se perguntando se o chá verde auxilia no emagrecimento, já te adianto que sim e já já você saberá o motivo.

História do chá verde

O chá verde tem como origem a planta chinesa Camellia sinensis , a mesma que origina os outros chás com nomes de cores. Contudo, ele possui propriedades diferentes do chá preto e do chá branco, isso porque suas folhas são secas após terem sido colocadas sob vapor. Dessa forma, a bebida preserva o seus nutrientes.

A bebida, além de muito amada pelos orientais — corresponde a mais de 80% da produção de chás na China — é o chá mais consumido no Brasil. Devido à sua grande popularidade, a planta é cultivada nos quatro cantos do globo.

Como o chá verde auxilia no emagrecimento

O queridinho daqueles que buscam o emagrecimento já foi objeto de muitos estudos. Por conseguinte, alguns deles apontam que o chá verde, por conter a epigalocatequina galato (EGCG), estimula a quebra de gordura, dessa forma, elas não se acumulem no tecido adiposo. De acordo com outras pesquisas, as catequinas interagem com o hormônio leptina que gera a sensação de saciedade. Ademais, o chá verde também possui efeito termogênico.

Saiba como preparar seu chá verde

Como disse anteriormente, o danado é muito democrático. Você poderá encontrá-lo em saquinhos, pó e até mesmo em forma de cápsulas. Contudo, a melhor forma de manter todos os nutrientes presentes em suas folhas, é por meio da infusão.


Quando preparado dessa forma, deve-se seguir uma dica de ouro: não deixar a água ferver. Deixe-a apenas formar as primeiras bolhinhas.
Feito isso, desligue o fogo e adicione duas colheres de sopa com a erva na água, deixando-as por cerca de cinco a dez minutos. Ah, lembre-se de abafar o recipiente e de se atentar a quantidade ingerida de chá verde, pois especialistas recomendam até 600 ml de ingestão diária (cerca de 4 xícaras de chá).

OBS: depois de pronto ele pode ser conservado por até 24 horas, seja na geladeira ou garrafa térmica.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.