Camila Vitorino fala sobre os malefícios do sabonete

Camila

A youtuber e vegana Camila Victorino, mostra em um de seus vídeos um tema bem polêmico sobre os malefícios da utilização de sabonetes para fazer a higienização diária.

Camila cita estudos que mostram diversos aspectos não saudáveis do sabonete, sendo o principal deles a eliminação de baterias benéficas para a saúde da pele.

Outro maleficio seria a remoção do óleo que faz a proteção e mantém a saúde da pele.

De acordo com os estudos citados, a água por si só, já remove as impurezas da pele na hora do banho, porém a maioria das pessoas acreditam que o sabonete é de extrema eficácia neste momento de limpeza.

Nessa hora, surge a seguinte dúvida na mente da maioria das pessoas, que seria, mas por qual motivo as pessoas acreditam piamente que o sabonete é tão importante?

E a resposta aparece quase que imediatamente, pelo hábito, publicidade e a sensação falsa de que esse produto esta limpando eficientemente a pele.

Em alguns casos, o sabonete pode até deixar a pele muito ressecada e desidratada.

Porém, existem algumas exceções em relação do sabonete, como pessoas que trabalham com óleos, gorduras ou até graxas, pois neste caso o sabonete auxilia na remoção dessas substâncias.

Deste modo, esse produto deve ser utilizado em situações especificas e não diariamente como a maioria das pessoas creem.

Sabonetes bactericidas

Os sabonetes bactericidas eliminam as bactérias, mas será que essa ação é boa para nossa saúde?

A resposta para essa pergunta é não, pois, esse tipo de sabonete pelo contrário do que a mídia nos informa, estudos comprovam que esses produtos matam as bactérias da pele, deixando-a exposta para outras bactérias ruins a saúde.

Essas bactérias benéficas que vivem em nossa pele, tem a função de controlar o número de outras bactérias nocivas a saúde.

Porém mesmo sabendo de tudo isto, diversas pessoas não deixariam de usar o sabonete, pois é justamente com ele, que se sentem limpas e cheirosas, por causa da espuma e as mais variadas fragrâncias.

No entanto, as empresas que produzem esse produto não são obrigadas a citar quais foram os ingredientes utilizados na fórmula, podendo obter substâncias tóxicas e cancerígenas.

Mas a noticia boa é que dá para fazer sabonetes caseiros que não irão prejudicar a saúde de sua pele.

A youtuber compartilha várias receitas de sabonetes naturais, que qualquer pessoa pode fazer em casa, além de ser muito mais barato e de confiança.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde & Beleza