Benefícios do ferro: é bom para o coração e é encontrado em alimentos

  • por em 19 de novembro de 2020
benefícios do ferro

Quem nunca ouviu “coma ferro para ficar forte e saudável”? A frase não conta nenhuma mentira. Isso porque o ferro é um mineral essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Dessa forma, são muitos os benefícios do ferro. Assim, o mineral é um importante combustível para que a célula do sangue, a hemoglobina, consiga transportar oxigênio para todo o corpo. Ele atua, também, como fixador deste elemento químico nas fibras dos músculos do coração.  Ademais, ele possui um papel na produção de elastina e colágeno. Estas, por sua vez, são essenciais para integridade das nossas defesas naturais. Diante disso, o nosso organismo consegue absorver o ferro dos alimentos ingeridos. Contudo, o corpo consegue utilizar o ferro liberado pela destruição das hemácias.

Benefícios do ferro

É importante para o coração

Isso porque o ferro é uma das partes que constituem as mioglobinas, proteínas presentes do músculo do coração (miocárdio). Tais proteínas fazem com que este músculo tenha boa oxigenação.

Ajuda a melhorar a imunidade

O ferro atua na manutenção da imunidade. Dessa forma, auxilia a melhorar o nosso sistema de defesas. Vale ressaltar que a falta do mineral contribui para que haja problemas cognitivos, tanto em crianças como em adultos.

Auxilia na prevenção da anemia

Talvez, esse seja um dos seus benefícios mais conhecidos, pois o ferro é um importante componente da proteína presente nos glóbulos vermelhos e a responsável pela coloração vermelha do sangue, a hemoglobina. Diante disso, a falta do mineral reduz a produção das células vermelhas no organismo o que, consequentemente, causa a anemia.

Alimentos que são fonte de ferro

Como dito anteriormente, é possível absorver o ferro por meio da alimentação. Dessa maneira, confira, abaixo alguns dos alimentos que são fonte do mineral:

  • Fígado bovino;
  • Leguminosas, como lentilha e feijão;
  • Grãos integrais, como o arroz e cereais;
  • Gema de ovo;
  • Vegetais verde-escuros, como rúcula, espinafre, couve e agrião;
  • Marisco;
  • Peixes;
  • Ostras;
  • Abóbora;
  • Vagem;
  • Tofu.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.