Benefícios do chá de gengibre: saiba como prepará-lo

benefícios do chá de gengibre

Além de ter um sabor inesquecível e uma picância característica, o gengibre possui muitas propriedades medicinais. Ele é um tubérculo muito conhecido por dar um toque especial aos alimentos, mas também é popular por trazer muitos benefícios para a saúde e beleza. Quer adquirir todos os nutrientes da raiz? A melhor forma é através do chá de gengibre. As propriedades mais difundidas da bebida são as digestivas e anti-inflamatórias. Contudo, existem muitas outras. Pensando nisso, trouxemos alguns dos benefícios do chá de gengibre. Veja só!

O gengibre

Queridinho da gastronomia e da medicina, ele é nativo da Ásia. A raiz tuberculosa contém muitos funções benéficas para o nosso organismo, como ação fungicida, antibacteriana e antioxidante. Dito isso, você pode encontrar o gengibre em formato de cápsulas, raiz fresca ou seco.

O tubérculo é rico em  vitaminas A, B, C e D, cobre, selênio, zinco, potássio e magnésio. No entanto, no que diz respeito ao chá de gengibre, há a liberação dos óleos essenciais (timol, eugenol, carvacrol). 

Benefícios do chá de gengibre

Ajuda no emagrecimento

O gengibre é termogênico, isto é, acelera nosso metabolismo. Dessa maneira, o chá ganhou o coração daqueles que desejam emagrecer. Isso porque quando combinado à uma alimentação saudável e exercícios físicos, ele se torna um grande aliado. 

Age como analgésico e anti-inflamatório

Ao ingerirmos a bebida, fortalecemos nosso organismo. Desse modo, ela ajuda na recuperação de dores de garganta, gripes, resfriados e, até mesmo, das dores musculares. Pratica esportes? O chá de gengibre pode te ajudar a se recuperar de desgastes físicos. 

Ajuda na retenção de líquidos

Quer evitar a retenção de líquidos? O gengibre tem propriedades diuréticas. Com isso, a eliminação de urina ocorrerá mais vezes, evitando o acúmulo de água no organismo. Ademais, o chá de gengibre traz benefícios para os rins.

Prevenção de cânceres

Estudos apontam ue o chá de gengibre pode ajudar a evitar o câncer de estômago. Além disso, por conter 6-gingerol, ele também contribui para prevenção do câncer cólon-retal Outras pesquisas, feitas em animais, mostram que a bebida também diminui as chances de desenvolvimento de câncer de fígado

Previne gastrites e úlceras

O chá de  auxilia no combate à bactéria H. pylori. É ela uma das principais causas dos problemas estomacais, como gastrite e úlceras. O chá diminui as chances da H. pylori se fixar no estômago. 

Como fazer o chá

Como muitos outros, o chá de gengibre precisa ser feito em água não fervente, para que, assim, preserve seus nutrientes. A receita é muito simples e rápida, basta seguir os seguintes passos:

  • Higienize bem a raiz do gengibre;
  • Rale ou corte a raiz em pedaços menores;
  • Coloque  a raiz e a água em um recipiente e tampe-o;
  • Leve ao fogo mais baixo;
  • Desligue após 5 – 10 minutos;

Agora é só coar e consumir!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.