Benefícios de andar de patins: atividade diverte e ajuda a emagrecer

  • por em 3 de dezembro de 2020
benefícios de andar de patins

Se você faz parte do time de pessoas que acham que andar de patins é uma atividade para crianças, está muito enganado! Isso porque, além de ser algo extremamente divertido, são muitos os benefícios de andar de patins. Diante disso, uma das vantagens da atividade é a melhora das funções do coração. Além disso, andar de patins se difere de outros exercícios cardio, pois proporciona menos movimentos repetitivos. Ou seja, você terá momentos prazerosos e ainda melhorará sua saúde. Perfeito, não é mesmo? No entanto, para garantir divertimento e usufruir os benefícios, é preciso ter muita atenção aos equipamentos de segurança. Desse modo, utilize, sempre, capacete, joelheira, cotoveleira e munhequeira. Ademais, caso ainda não saiba como andar, aposte em aulas com um professor de patins, a fim de garantir sua segurança.

Benefícios de andar de patins

Tonifica os músculos

Você sabia desse benefícios? Pois é! Andar de patins ajuda a tonificar os músculos, sobretudo, da região lombar. Isso porque os patinadores têm de alterar o centro gravitacional o tempo todo. Além disso, as coxas e os glúteos também são muito beneficiados, bem como as panturrilhas. Estas, por sua vez, são muito utilizadas para frear e parar os patins.

Andar de patins emagrece

Quer emagrecer? Corra e compre seu par de patins! Brincadeiras à parte, andar de patins ajuda a queimar cerca de 500 calorias, pois a atividade requer o uso de todo o corpo. Com isso, você fará muitos movimentos e, consequentemente, gastará muita energia.

Fortalece o coração

De acordo com a Associação Americana do Coração, andar de patins é um exercício aeróbico que ajuda a fortalecer o coração. Segundo um estudo realizado na Alemanha, andar de patins moderadamente ajuda a aumentar a frequência cardíaca para níveis que variam de 140 a 160 batimentos por minuto. Já patinar em alta velocidade, pode aumentar em até 180 batimentos por minuto.

Melhora a resistência muscular

Andar de patins gera maior resistência muscular, porque ao adicionar algumas subidas durante a prática, você treinará os seus músculos. Isso significa que você poderá andar de patins por um longo período de tempo – e realizar outros exercícios intensos – sem se cansar.

Melhora a concentração

Manter o equilíbrio no patins e observar o local à sua volta para não cair exige o que? Isso mesmo! Concentração. Logo, quando esse estímulo é feito periodicamente, você também se mantém concentrado em outras atividades do dia a dia.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.