Os benefícios que a meditação proporciona: saiba mais sobre a prática milenar

beneficios que a meditação proporciona

Me diz: quem não está em busca de mais calma, alegria, saúde, energia e aquela sensação de paz? Basicamente, todas as pessoas, não é mesmo? Tais desejos são um grande reflexo da vida contemporânea. Isso porque, como já lemos em inúmeros lugares, o estresse é o mal do século. Estamos cada vez mais atarefados,  quase não sobra tempo para desocuparmos nossa mente e focarmos em nosso bem-estar. Contudo, saiba que, mesmo com a correria do dia a dia, é possível desacelerar o ritmo da rotina, relaxar e conseguir se conectar com você mesmo. Tudo isso é possível através de uma prática milenar: a meditação. São inúmeros os benefícios que a meditação proporciona. Ela é, resumidamente falando, uma  atividade que traz um descanso profundo.

O que é meditação

Como dito anteriormente, a meditação é uma prática ancestral. Com ela, é possível desenvolver ou aprimorar a concentração, a tranquilidade e, por consequência, diminuir a ansiedade. A técnica  existe em diversas culturas e seus exercícios fazem parte das tradições orientais. Alguns autores a caracterizam como uma forma de “treino da atenção plena à consciência do momento presente”. 

Vale ressaltar que meditar tem como significado mais comum o ato de “voltar-se para o centro”, ou seja, a introspecção. Dessa forma, pode-se dizer que a meditação é um modo de fortalecimento da nossa consciência, ou seja, está atrelada a capacidade de observar o presente e, claro, aprender a ficar em silêncio.

Outrossim, a prática conta com muitas variações como a Meditação Vipassana, a Meditação Zazen, Mindfulness, entre outros. Entretanto, todos os tipos possuem um objetivo comum: treinar a mente e educá-la, isto é, aprimorar nossas habilidades para lidar com nossas emoções.

Já  vou logo dizendo para eliminar uma ideia que, em algum momento, já passou pela sua cabeça: meditação é feita para monges. A atividade é feita para todos, sendo que, ela possui duas únicas exigências: disciplina e determinação. Duas habilidades muito necessárias no que diz respeito à busca pela sabedoria interior.

Benefícios que a meditação proporciona

A meditação possui um leque gigantesco de benefícios, tanto mentais como físicos. Ela contém a incrível capacidade de fazer com que seus praticantes se sintam renovados. Ademais, a prática muda nossa fisiologia, preenchendo cada célula do nosso organismo com mais energia, por isso os adeptos sentem-se mais entusiasmo, paz e alegria.

Benefícios físicos da meditação

  • Amplia a produção de serotonina;
  • Reduz os níveis do lactato sanguíneo, com isso diminui a ansiedade;
  • Reduz as tensões relacionadas a dor, como as dores musculares e nas articulações, dor de cabeça, úlcera;
  • Melhora o sistema imunológico.

Melhorias mentais

  • Reduz a ansiedade;
  • Contribui para a estabilidade emocional;
  • Traz mais criatividade;
  • Causa mais sensação de alegria;
  • Faz com que os problemas se tornem menos importantes;
  • Proporciona  clareza mental e paz;
  • Aumenta o foco e sensação de relaxamento.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.