Benefícios da caminhada: como o exercício ajuda no emagrecimento

  • por em 24 de outubro de 2020
benefícios da caminhada

Você já percebeu que a um dos exercícios mais recomendados é a caminhada? Mas não é sem motivo. Isso porque a caminhada é uma atividade que pode ser feita por qualquer pessoa. Além disso, não é necessário gastar dinheiro para isso, visto que é possível (e extremamente agradável) caminhar ao ar livre. Outra vantagem é que a atividade independe de idade e condicionamento físico. Logo, para praticar, basta separar o seu tênis mais confortável e se encher de disposição. São inúmeros os benefícios da caminhada, como a redução do estresse, melhora na qualidade do sono, fortalecimento da musculatura e melhora do sistema cardiovascular. Além disso, a caminhada ajuda a emagrecer. Vale ressaltar que para apresentar bons resultados, o exercício deve ser acompanhado de uma alimentação saudável, bem como deve ser feito frequentemente.

Benefícios da caminhada

Fortalece os músculos

Durante a caminhada, diversos músculos trabalham de forma conjunta, o que contribui para o fortalecimento muscular.

Previne doenças cardiovasculares

Ao caminhar regularmente, você poderá prevenir doenças como hipertensão, diabetes, aterosclerose e obesidade. Além disso, há uma melhora na circulação sanguínea. Vale ressaltar que a caminhada diminui a chance de haver acúmulo de gordura na parede dos vasos.

Ajuda a relaxar

Quer reduzir o estresse? Caminhe! A caminhada libera hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Tais hormônios agem diretamente no sistema nervoso, combatendo sensações de estresse e ansiedade. Desse modo, ela promove o relaxamento. Ademais, caminhar faz com que os músculos dos ombros e nuca relaxem, visto que o estresse pode fazer com que eles fiquem tensos.

Reduz o inchaço

Caminhar auxilia na diminuição do inchaço, sobretudo, dos tornozelos e pernas. Isso porque, como dito anteriormente, ela melhora a circulação de sangue no organismo, diminuindo a retenção de líquidos. Contudo, é importante se hidratar corretamente ao longo do dia, além de ter uma alimentação balanceada. Ademais, é importante caminhar por pelo menos 30 minutos.

Por que a caminhada ajuda a emagrecer

Emagrecer é um dos benefícios mais populares da caminhada. Ao começar a praticar a atividade, o seu corpo passará a gastar mais energia e, consequentemente, queimará as gordurinhas. Além disso, ela acelera o metabolismo. Desse modo, mesmo horas após caminhar, você continuará gastando calorias.

Vale ressaltar que se você deseja potencializar o gasto calórico, é importante andar mais rápido, de modo que a respiração seja mais rápida. Dessa forma, o exercício pode eliminar cerca de 400 calorias em uma hora.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.