Benefícios da babosa: conheça a Aloe vera

benefícios da babosa saiba quais são

Deixo, de antemão, uma dica preciosa: caso conheça alguém com babosa em casa, trate de criar uma amizade sincera e duradoura. Piadinhas à parte, “babosa” é o nome dado à Aloe vera. A planta é chamada dessa forma devido à substância presente no interior das suas folhas, isso porque ela é gelatinosa, semelhante à uma baba. Ademais, tal substância é rica em sais minerais, vitaminas (principalmente vitamina C e vitamina E) e aminoácidos. Por conseguinte, tais propriedades tornaram a Aloe vera uma das grandes e mais versáteis aliadas da cosmetologia natural. Dessa forma, a babosa é a queridinha em tratamentos destinados à hidratação dos cabelos e, até mesmo, da pele. Além disso, são inúmeros os benefícios da babosa, entre eles: ação cicatrizante, anti-inflamatória, calmante, anti-térmica.

Sobre a babosa

A planta é originária do norte da África. Vale lembrar que existem inúmeros tipos de babosa, contudo, a Aloe vera é a mais conhecida pelos seus efeitos medicinais. Ela pertence à família das Liliaceae, a mesma família da cebola e do alho. Suas propriedades medicinais são conhecidas há muito tempo, mais precisamente, desde o Egito Antigo. E, caso esteja pensando em ter um pézinho de babosa em casa, saiba que seu cultivo é simples e fácil, basta criar um ambiente com a devida luminosidade e umidade. A babosa pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais e feiras livres, por exemplo. Quanto ao modo de uso, o gel pode ser utilizado puro ou em misturinhas.

Benefícios da babosa

A planta conta com uma lista bem grandinha de benefícios. Confira abaixo alguns deles.

  • Pele:

A babosa é extremamente utilizada em tratamentos para a pele, pois proporciona relaxamento e acelera o processo de recuperação de acne, feridas, queimaduras, picadas de inseto, cortes e arranhões. Além disso, ela auxilia na hidratação, isso porque a seiva da planta acelera o processo de regeneração das células;

  • Cabelo:

Por contar com alto poder de hidratação, a Aloe vera traz maciez e maleabilidade para as madeixas, bem como ajuda a protegê-las dos raios UV. Além disso, evita a quebra dos fios, trata a oleosidade excessiva, estimula o crescimento;

  • Prisão de ventre:

A babosa possui propriedades laxantes, com isso, ajuda no mau funcionamento do intestino;

  • Febre:

Como dito anteriormente, a planta possui efeito anti-térmico. Ao ser ministrada em uma compressa, reduz a temperatura corporal.

  • Dores musculares:

A sua função anestésica e anti-inflamatória é uma grande aliada no que diz respeito às dores musculares. Para isso, deve-se realizar uma compressa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.