Aveia engorda ou emagrece? Veja como inseri-la na sua alimentação

aveia engorda ou emagrece

Quer começar o dia com um café da manhã bem nutritivo? A aveia é uma ótima forma de fazer isso. O cereal, além de ser perfeito para essa refeição, pode ser adicionado em muitas outras. O alimento faz sucesso há gerações e é um dos segredos mais antigos quando o assunto é manter a saúde nos conformes. Ademais, a aveia é rica em nutrientes, como ferro, fibras, cálcio, magnésio, zinco, potássio, proteínas e carboidratos. Bem, por conter carboidratos, imagino que você já tenha se perguntado de aveia engorda ou emagrece, correto? A resposta para essa pergunta está neste post. Veja!

Como consumir

A aveia é um dos alimentos que são vendidos em diversas formas. Você pode encontrá-la em forma de farinha, farelo e flocos. Um ótimo jeito de consumi-la, é adicionando o cereal em sucos, vitaminas e shakes, por exemplo. Mas ela vai muito bem com frutas e preparação de receitas, como tortas, biscoitos, empanados, bolinhos e, até mesmo, em uma farofinha.

Benefícios

Saciedade

A aveia conta com dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis. Contudo, as que merecem destaque, são as chamadas betaglucanas, fibras solúveis. Isso porque as betaglucanas não são digeridas completamente pelo intestino, na realidade, elas absorver parte da água presente nele. Por consequência, as fibras crescem, formando uma substância gelatinosa capaz de forrar a parede do intestino e do estômago. Dessa forma, elas retardam o esvaziamento gástrico, prolongando, assim, a sensação se saciedade.

Regula o intestino

Sofre com intestino preso? Experimente adicionar aveia nas suas refeições! O cereal é muito conhecido por melhorar o funcionamento intestinal.

Controla o colesterol

A betaglucana, substância mencionada anteriormente, ajuda a reduzir o colesterol total e LDL – conhecido como “colesterol ruim”.

Outros benefícios:

  • Auxilia na prevenção do câncer;
  • Ajuda no controle da hipertensão;
  • Melhora o humor;
  • Melhora a digestão;
  • É fonte de energia.

Afinal, aveia engorda ou emagrece?

Quem não tem medo dos carboidratos? Quando ouvimos esse nome, já pensamos logo em ganho de peso. Entretanto, mesmo a aveia sendo uma fonte do macronutriente, ingeri-la não resultará em quilinhos a mais. Muito pelo contrário. Desse modo, consumir o cereal pode acarretar em perda de peso, por promover saciedade. Além disso, a aveia possui baixo índice glicêmico, isto é, a absorção do carboidrato presente no alimento, ocorre de maneira gradual.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.