Alimentos que podem causar acne: o que não comer em excesso

  • por em 30 de outubro de 2020
alimentos que podem causar acne

Quem nunca teve acne que atire a primeira pedra! Ninguém gosta de se olhar no espelho e ver que apareceram mais dessas danadinhas, não é mesmo? No entanto, você sabe o que é acne? Ela é uma doença de pele, fruto de um processo inflamatório das glândulas sebáceas que gera os cravos e espinhas. Sendo assim, quando os poros ficam entupidos com esse material inflamatório, forma-se os conhecidos cravos. Por outro lado, as espinhas surgem pelo rompimento desses poros, liberando o que está retido neles. A acne geralmente aparece mais na nossa adolescência, no entanto, não é incomum que elas nos façam companhia durante a nossa vida adulta, até cerca de 35 anos. Diante disso, são inúmeros os fatores que podem ocasionar a acne, como disfunções hormonais, hereditariedade e disfunções psicológicas. Além disso, a alimentação pode influenciar, isso porque existem alimentos que podem causar acne. Confira, neste post, alguns deles.

Alimentos que podem causar acne

Quando consumidos em excesso, alguns alimentos podem causar acne. Veja alguns deles abaixo.

Frituras

Alimentos muito gordurosos como as frituras contribuem muito para o aparecimento da acne. Pois esse tipo de alimento estimula, nas glândulas sebáceas, a produção de gordura na pele. Além disso, uma alimentação mais gordurosa ajuda na liberação de substâncias inflamatórias.

Leite e derivados

Devido à presença de muitos hormônios no leite, as glândulas podem produzir mais secreções oleosas.

Alimentos feitos com farinha branca

Alimentos como pães, massas e bolos são um dos principais causadores da acne. Isso porque eles são ricos em carboidratos simples, o que amplia a produção de insulina no organismo. Desse modo, a substância estimula a produção de sebo e óleo na pele, podendo acarretar acne.

Chocolate

Não pense que o cacau é o vilão da história. Os vilões são o açúcar, gorduras e leite adicionado no chocolate. Desse modo, opte por chocolates com mais cacau em sua composição.

Carne vermelha

Há alta concentração, na carne vermelha, de uma substância que auxilia na formação de inflamações na pele: o ômega 6. Ademais, o alimento contém muita gordura saturada, o que prejudica a saúde da pele.

O que comer

Quer se livrar das acnes? Invista em uma alimentação equilibrada, rica em legumes, verduras, frutas, proteína magra (como o peixe) e cereais integrais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.