Alimentos aliados da saúde do coração: conheça seis deles

alimentos aliados da saúde do coração

Sabe qual a palavra que pode fazer uma diferença imensa em nossa vida? Equilíbrio! Apesar de ser uma palavrinha tão simples, vivê-la, para muitos, não é tão fácil assim. Isso porque com uma rotina tão cheia, fica mais difícil prestar atenção em nossos hábitos, como os alimentares. Contudo, se seu objetivo é longevidade, uma vida plena e repleta de bem-estar, deve-se fazer um esforcinho. Para isso, é de extrema importância prestar atenção no órgão que nos enche de vida: o coração. Para mantê-lo em forma, num ritmo adequado e batendo cheio de alegria, é preciso focar em uma alimentação saudável, bem como na prática de atividades físicas. Dito isso, que tal mudar o seu cardápio e adicionar alimentos aliados da saúde do coração? Confira alguns deles abaixo!

Seis alimentos aliados da saúde do coração

Que a nutrição desempenha papel fundamental em nossa vida, você já deve estar cansado de ouvir. No entanto, não basta entrar em um ouvido e sair em outro, viu? Dê mais atenção aos alimentos, muitos são capazes de auxiliar na prevenção de doenças cardíacas. Além disso, os que ajudam o coração, também diminuem riscos de você desenvolver pressão alta e AVC, por exemplo. Com isso, preencha a sua dieta com comidas ricas em substâncias antioxidantes, gorduras monoinsaturadas e fibras. Veja abaixo alguns dos alimentos recheados desses nutrientes:

Chocolate

Seu coração até bateu mais forte ao ver este tópico, né? Além de muito gostoso, o cacau, matéria-prima do chocolate, é rico em flavonoides e, consequentemente, melhora a circulação sanguínea. Entretanto, não saia de enchendo de chocolate ao leite. Isso porque os mais indicados são os acima de 70%.

Abacate

A fruta é uma ótima fonte de potássio e gorduras monoinsaturadas. Desse modo, tais gorduras são grandes aliadas no que diz respeito a diminuir o colesterol “ruim” (LDL). Ademais, elas ajudam a reduzir o risco de doenças do coração. Mas não para por aí, o abacate é importantíssimo para o transporte das vitaminas solúveis apenas em gorduras.

Oleaginosas

Além de muito práticas para os lanchinhos, elas são repletas de gorduras saudáveis para o nosso organismo, como ômega 3. Nozes, castanhas, amêndoas, pistaches e macadâmias são uma ótima pedida para melhorar a sensibilidade à insulina, pois ajudam a melhorar a função vascular em pessoas com diabetes.

Azeite de oliva extra virgem

É rico nas chamadas gorduras do bem, ou gorduras boas. Além disso, contém antioxidantes, aumentando, assim, o colesterol bom. De mais a mais, o azeite extra virgem melhora a circulação do sangue. Uma colher de sopa do azeite nas refeições, por cima da salada, por exemplo, é uma boa maneira de incluí-lo no cardápio.

Frutas vermelhas

Morango, amora, framboesa mirtilos não são apenas as frutas favoritas de muitas pessoas. São também ricas em sais minerais e água. Além disso, por serem vasodilatadores, atuam na redução da pressão arterial. Isso posto, alimentos vermelhos e roxos ajudam a controlar o colesterol. São todos repletos de antioxidantes, combatendo os radicais livres e previnem as doenças inflamatórias que podem atingir nosso coraçãozinho.

Peixes

Não é novidade que essa proteína traz muitos benefícios para o nosso organismo. Inclusive, peixes como salmão, atum e sardinha são melhores amigos do coração. Eles contém uma grande quantidade de ômega 3, gordura responsável por ajudar no controle do colesterol, glicose, peso, pressão arterial e dos triglicerídeos.

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